Flatbread com figo, queijo de cabra e rúcula - Culinária

Por Gazeta News

flatbread com figo e rucula (season 52) (17)

O flatbread é similar à pizza e esta receita é deliciosa. Tem uma surpreendente combinação de sabores. Semana passada, meu marido e eu tivemos o prazer de devorá-lo no restaurante Season 52, de Boca Raton, e, como resposta ao meu elogio, ganhei a lista de ingredientes. Seguindo minha intuição, desenvolvi a receita para compartilhar aqui no Gazeta.

Especial agradecimento a Irish Muldowney e Carolina Zerboni, pelo caloroso atendimento.

Ingredientes: 24 porções

500 g de massa fresca de pizza, feita em casa ou comprada pronta 1 cebola (250 g) branca cortada em fatias finas 1 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (chá) de mel 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico ½ xícara (50 g) de queijo mussarela ralado ? de xícara (35 g) de queijo parmesão ralado 8 fatias de bacon (usei bacon de peru) torrado e quebrado em pedacinhos 5 figos frescos ou secos (black mission fig é o recomendado), cortados em rodelas ou fatias finas ½ xícara (60 g) de queijo de cabra esfarelado 2 a 3 xícaras de folhas frescas de rúcula (baby arugula) 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã picada 2 a 3 colheres (sopa) de azeite de oliva Sal e pimenta preta moída

Modo de Preparo:

Prepare a cebola: em uma panela média, refogue a cebola na manteiga, em fogo baixo, com a panela tampada, mexendo de vez em quando, até a cebola murchar e começar a grudar no fundo da panela. Acrescente o mel, metade do vinagre e misture; tempere a gosto com sal e pimenta. Retire do fogo e deixe de lado.

Abra a massa e faça a cobertura: preaqueça o forno a 375°F (190°C). Divida a massa em três partes. Abra ? da massa em um círculo de 30 cm de diâmetro; transfira para uma assadeira própria para assar pizza. Distribua sobre ela, ? do queijo mussarela, ? do queijo parmesão, ? da cebola cozida, ? do bacon, ? do figo e por último ? do queijo de cabra. Leve para assar por 10 a 12 minutos, dependendo da espessura da massa. Ela deve ficar levemente corada.

Enquanto isso, em uma tigela média, coloque o restante do vinagre balsâmico, as folhas de hortelã, o azeite e bata com uma garfo até ficar levemente grosso. Acrescente a rúcula e misture suavemente para não amassar as folhas. Tempere a gosto com sal e pimenta preferencialmente moída na hora. Deixe de lado.

Retire o flatbread do forno e espalhe sobre a superfície ? da rúcula temperada. Sirva quente, morno, ou em temperatura ambiente, inteiro ou cortado em fatias.

Abra o restante da massa e faça a cobertura seguindo o mesmo procedimento.

Sugestão O flatbread tem textura macia e delicada. Ele pode ter tamanho e formato desejado. O importante é que a massa seja aberta fina e assada rapidamente. Dica A quantidade de massa é um aproximado, preparei minha própria massa (500 g). “Summer Fig & Goat Cheese Flatbread” nome original no menu do restaurante.