Florence toca o solo na Carolina do Norte e deixa mais de 300 mil sem luz

Por Gazeta News

furacao florence Foto Eduardo Muñoz Reuters
[caption id="attachment_172706" align="alignleft" width="396"] Florence toca o solo na Carolina do Norte e deixa mais de 300 mil sem luz. Foto: Eduardo Muñoz/Reuters.[/caption] O olho do furacão Florence tocou o território na Carolina do Norte na manhã desta sexta-feira, 14, causando inundações e deixando mais de 300 mil pessoas sem energia elétrica. O furacão chegou na categoria 1, com ventos de até 150 km/h e 3 polegadas de chuva por hora, às 7:15 da manhã, próximo a Wrightsville Beach, a leste de Wilmington. Segundo o National Hurricane Center, o centro de Florence pode ficar por mais um dia inteiro ao longo das costas da Carolina do Norte e da Carolina do Sul - castigando casas com ventos fortes e inundações e colocando em risco moradores que permaneceram. Apesar de chegar rebaixado à categoria 1, ele deve provocar "enchentes catastróficas" e trazer as tempestades mais fortes a atingir a região em três décadas, segundo autoridades. Na cidade sitiada da cidade de New Bern, na Carolina do Norte, equipes de resgate conseguiram salvar mais de 200 pessoas, mas cerca de outras 150 tiveram que esperar enquanto as condições pioravam e a tempestade atingiu 10 pés, disseram autoridades. Florence causa atrasos e cancelamentos nos aeroportos do sul da Flórida Acompanhe a trajetória e detalhes da tempestade em imagem gráfica do National Hurricane Center: "Em questão de segundos, minha casa foi inundada até a cintura, e agora é no peito", disse Peggy Perry, que junto com três parentes, estava presa na sexta-feira em sua casa em New Bern. "Estamos presos no sótão", disse à CNN. Autoridades pediram aos moradores que se abrigassem nos pontos mais altos de suas casas, incluindo os telhados. A previsão é de 40 polegadas de chuvas com alagamentos em diversas áreas. Na manhã desta sexta-feira, Florence já tinha provocado:
  • queda do consumo de energia para mais de 384 mil clientes na Carolina do Norte e Carolina do Sul, disseram autoridades de emergência.
  • um surto de tempestade de 10 pés acima dos níveis normais em Morehead City, Carolina do Norte, informou o Serviço Nacional de Meteorologia.
  • Evacuação de mais de 60 pessoas de um hotel em Jacksonville, Carolina do Norte, depois que parte do teto desmoronou, informaram autoridades municipais.
  • Cancelamento de mais de 1.300 voos ao longo da costa leste.
Antes de atingir os EUA, o Florence chegou a ser classificado de categoria 4, em uma escala que vai até 5, com ventos máximos de 225 km/h. Florence deve ter um "enfraquecimento significativo" à medida que se move para o interior do continente. Ele deve ainda passar em partes da Carolina do Sul, Tennessee e Virgínia. Leia também Furacão Florence diminui para categoria 2 e chega à costa dos EUA