Flórida completa recorde de 10 anos sem um grande furacão

Por Gazeta News

A Flórida está completando um recorde com o fim oficial da temporada de furacões de 2015: 10 anos sem um grande furacão aterrissando no estado. Em geral, a probabilidade é que o estado, conhecido por ter sido atingido por grandes furacões como o Wilma no passado, seja atingido por uma grande tempestade pelo menos a cada dois anos e meio.

Um forte El Niño este ano manteve longe do estado os grandes furacões. Experts dizem, no entanto, que os residentes do estado não devem relaxar com esse dado e devem estar sempre bem preparados para a possibilidade de uma grande tempestade. “Não existe uma mágica ou mudanças nos modelos climáticos que estejam nos protegendo”, disse Frank Marks, diretor da divisão de pesquisa do National Oceanic and Atmospheric Administration, em Miami.

Até o momento, com o fim oficial da temporada – o que não indica que furacões não irão se formar em dezembro – foram 11 tempestades nomeadas, incluindo quatro furacões, dois dos quais foram grandes. A média para uma temporada é de 12 tempestades nomeadas, incluindo seis furacões, dos quais três são grandes.