Flórida confirma primeiro caso de zika transmitido por via sexual em 2017

Por Gazeta News

[caption id="attachment_115924" align="alignleft" width="300"] Imagem ilustrativa Aedes Aegypti: Pixabay.[/caption]

O Departamento de Saúde da Flórida confirmou o primeiro caso de zika transmitido sexualmente em 2017, no condado de Pinellas, na área de Central Florida.

Segundo o Departamento, uma pessoa foi contaminada pelo parceiro que viajou recentemente para Cuba e teve sintomas consistentes com zika. Ambos fizeram os testes que indicaram positivo para o vírus.

Com esse caso, o número geral de infecção da doença relacionado a viagens sobe para 90 em todo o estado neste ano. As autoridades alertam para evitar viagens em áreas onde o vírus da zika está ativo e também se precaver quanto às relações sexuais após viagens.

De acordo com autoridades de saúde da Flórida, os casos de zika diminuíram em comparação com o ano passado. Em 2017, o estado reportou 118 casos, incluindo 90 relacionados a viagens, mais seis casos adquiridos localmente e 22 com exposição indeterminada. Além desses, foram relatadas 28 casos de pessoas que tiveram exposição ao vírus em 2016 mas descobriram a doença esse ano.

A zika é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e muito perigosa para mulheres grávidas, que podem ter o bebê infectado provocando defeitos congênitos sérios.

Os sintomas da zika podem demorar cerca de duas semanas para se manifestar. Entre eles estão febre, dor de cabeça, erupção cutânea, dor nas articulações e irritação nos olhos.

Fonte: Miami Herald.