Flórida em estado de emergência por causa de queimadas

Por Gazeta Admininstrator

O governador Charlie Crist declarou estado de emergência no estado da Florida depois que queimadas atingiram cerca de 3,8 mil acres, no condado de Brevard. Esse é o terceiro dia que os bombeiros trabalham na tentativa de conter o fogo que atinge também as cidades vizinhas de Palm Bay e Malabar. Quatro casas foram destruídas e cerca de 70 danificadas.

Moradores de pelo menos 500 casas na subdivisão de Daytona conhecida como LPGA tiveram determinação para que deixem suas casas. Mais 200 casas na subdivisão de Bayberry poderão ser evacuadas ainda hoje, caso as condições se agravem.

Um homem identificado como Brian Crowed foi preso pela polícia de Palm Bay sob suspeita de ter ateado fogo na floresta.

Agentes dos bombeiros manifestaram preocupação depois que queimadas noturnas começaram a acontecer. O chefe-assistente do Corpo de Bombeiros de Palm Bay, Jim Stables disse que as queimadas tornam-se perigosas quando a umidade está alta, uma vez que o fogo pode se espalhar ainda mais rápido. “Está sendo um desafio manter o fogo sob controle”, disse Stables.

Todas as escolas do condado de Palm Bay estão fechadas. Somente hoje, trechos das rodovias I-95 e U.S.1, em Brevard County foram reabertas, após interdição por causa da grande quantidade de fumaça.

O governador Charlie Crist declarou estado de emergência no estado, na segunda-feira, considerando que o tempo seco e com ventos agravou a situação. O estado de emergência autoriza o estado a utilizar verbas federais para controlar a situação e a trazer forças de emergência para que trabalhem sob o controle do estado. Também autoriza o estado a solicitar ajuda de outros estados, caso seja necessário. O condado de Broward já encaminhou equipes de bombeiros para auxílio.

A cidade de Daytona Beach estabeleceu um número de emergência para que os cidadãos verifiquem a necessidade ou não de evacuar as áreas em que vivem. O numero é: (386)671-5347 e permanecerá em funcionamento também durante a noite.