Flórida emite alerta de tempestade tropical e emergência em 42 condados

Por Gazeta News

RT_hurricane_nooa reuters site
[caption id="attachment_124058" align="alignleft" width="300"] Imagem de satélite capturados em 29 de agosto de 2016 mostram da esquerda para a direita, a depressão tropical Nove, a depressão tropical Oito, e o furacão Gaston no centro do Oceano Atlântico. Reprodução: NOAA.[/caption]

A Costa Leste dos EUA está se preparando para contínuas depressões tropicais formadas no Oceano Atlântico que devem trazer tempestades e furacões até o final de semana. A depressão tropical Nove move em direção norte da Flórida e governo pede que a população se previna e fique em alerta.

Um alerta de tempestade tropical foram emitidos para uma parcela da Costa do Golfo a noroeste da Flórida.

O governo da Flórida declarou estado de emergência em 42 condados, após o alerta de tempestade ter sido emitido para a costa do golfo da Flórida vindo do Rio Anclote de Indian Pass, e um outro alerta de tempestade tropical foi emitido para oeste de Indian Pass para a região de Walton / Bay County.

Os 42 condados em estado de emergência são: Alachua, Baker, Bay, Bradford, Brevard, Calhoun, Citrus, Clay, Columbia, Dixie, Duval, Flager, Franklin, Gadsden, Gilchrist, Gulf, Hamilton, Hernando, Hillsborough, Jackson, Jefferson, Lafayette, Lake, Leon, Levy, Liberty, Madison, Marion, Nassau, Orange, Pasco, Pinellas, Polk, Putnam, Seminole, St. Johns, Sumter, Suwannee, Taylor, Union, Volusia and Wakulla.

Em uma coletiva de imprensa, o governador da Flórida, Rick Scott, anunciou que o estado terá inundações, chuva e fortes correntes de ar, e recomendou que os residentes se abasteçam com pelo menos três dias de comida e água. Segundo o governador, as equipes estão trabalhando para evitarem pontos de água parada para evitar o aumento de casos de Zika.

As autoridades dos estados estão monitorando  e se preparando para a depressão tropical Nove, e, de acordo com o Centro Nacional de Furacões, a previsão é que a depressão se torne uma tempestade tropical e afete Flórida começando nesta quinta-feira,  dia 1º. Para o sul da Flórida. especificamente, a previsão indica ventos e chuvas fortes, com risco de inundação e alagamento.

Scott acrescentou que, a declaração do estado de emergência foi para garantir que governos estaduais, regionais e locais façam "um trabalho em conjunto para atender às necessidades de nossas comunidades."

Outra depressão tropical localizada ao norte de Cuba e ao sul do Golfo do México, está mais longe, mas é considerada uma tempestade mais organizada que pode atingir a costa ao norte de Tampa na manhã de quinta, dia 01.

Dois furacões se dirigem lado a lado para o Hawaí

No Oceano Pacífico, fotos de satélite capturaram dois furacões que se dirigem lado a lado em direção às ilhas havaianas, e é esperado que cheguem na região na manhã de sábado, de acordo Centro de Furacões do Pacífico Central.

Primeiramente, o furacão Madeline está se movendo a oeste com ventos máximos de 120 mph, tornando-se um furacão de categoria 3. A previsão é de que o furacão atinja o sul de Big Island em torno de quinta-feira, 01. Um alerta de tempestade e furacão foi emitido para Maui e águas ao redor de Big Island. O principal impacto do furacão Madeline será forte chuva, provocando ondas perigosas, correntes de retorno e ventos fortes.

Na terça-feira, dia 31,  a Guarda Costeira EUA anunciou que estava fechando os portos de Hawaii County - incluindo Hilo Harbor e Kawaihae Harbor – e todo o tráfego até 8pm. "Uma vez que a tempestade passe e a ameaça de mau tempo tenha diminuído, a Guarda Costeira, Exército e Corpo de Engenheiros do  Estado do Hawai irão realizar em conjunto pesquisas de bloqueio do canal e priorizar medidas para retomar o essencial, então normal, tráfego de navios", diz a declaração.

Fontes: ABC news e Local 10