Flórida está fora da área de perigo do furacão Gustav, por enquanto

Por Gazeta Admininstrator

O furacão Gustav cresceu, rapidamente, e atingiu o Haiti, nesta terça-feira. De acordo com os meteorologistas, Gustav não deve entrar no estreito da Flórida. Ao invés disso, irá, provavelmente, dirigir-se para o centro do Golfo do México, no domingo.

Um sistema de alta pressão, que move-se na direção oeste, deve atingir a costa oeste da Flórida.

De acordo com Rebecca Waddington, meteorologista no Miami National Hurricane Center, a corrente de pressão pode mudar, nos próximos cinco dias, e uma sutil mudança pode colocar a Flórida na rota do furacão.

Até agora, no entanto, tudo indica que a Flórida não será atingida. “Agora, ao que parece, estaremos bem”, disse Waddington.

O olho do furacão "Gustav", com ventos máximos de 150 km/h (categoria 1), chegou hoje ao sudoeste da península do Haiti, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Os meteorologistas do órgão, com sede em Miami, informaram que, às 15h (de Brasília), o olho do "Gustav" estava cerca de 60 quilômetros a sudoeste de Porto Príncipe e a aproximadamente 310 quilômetros do sudeste de Guantánamo, em Cuba.

O "Gustav", terceiro ciclone da atual temporada de furacões no Atlântico, se movimenta em direção oeste-noroeste, a uma velocidade de translação de 16 km/h, informou o NHC.

Segundo esta trajetória, o olho do furacão deverá atravessar a península do Haiti durante a "tarde de hoje" e se aproximar "do sudeste de Cuba amanhã".

Rebeca Waddington, meteorologista do NHC, disse que o "Gustav" tem força para virar um furacão de categoria 2 antes de atingir Cuba e, depois, se transformar em um ciclone de categoria maior (3,4 ou 5).

"É possível que supere a categoria 3" na escala de intensidade de Saffir-Simpson, que vai até 5, em seu avanço pelo Caribe, acrescentou a especialista.

Embora se espere que o "Gustav" perca um pouco de força durante sua passagem pelo Haiti, o NHC prevê que o fenômeno ganhe intensidade à medida que que aproximar do leste de Cuba.

Na República Dominicana, está em vigor um aviso de furacão (passagem do ciclone em 24 horas), de Barahona até Le Mole St. Nicholas, no Haiti.

O Governo de Cuba também emitiu um aviso de furacão para as províncias de Guantánamo, Santiago de Cuba e Granma. Além disso, o estado de vigilância para ciclone permanece nas províncias de Holguín e Las Tunas.

Outro país que também se encontra sob vigilância para furacões é a Jamaica.

Segundo o NHC, o "Gustav" provocará fortes chuvas na República Dominica e no Haiti, países que na semana passada foram atingidos pela tempestade "Fay".

Ainda de acordo com os meteorologistas, as intensas chuvas podem causar deslizamentos de terra e inundações