Flórida estuda expandir direitos ao porte de arma

Por Gazeta News

porte de arma foto portal da justica
[caption id="attachment_138030" align="alignleft" width="275"] Os republicanos defendem o porte de arma em locais como universidades, tribunais e aeroportos. Foto: Portal da Justiça.[/caption]

Os políticos republicanos da Flórida estão mais decididos a aprovar leis que ampliem os direitos de portes de armas após grandes tragédias relacionadas, como a da boate Pulse e do aeroporto de Fort Lauderdale.

O argumento dos que são a favor é de que os proprietários de armas que respeitam a lei devem ser autorizados a levar suas armas para aeroportos, reuniões governamentais e universidades estaduais, e estariam assim preparados para se protegerem e protegerem os outros se um tiroteio em massa acontecer em um desses lugares.

Há pelo menos duas dúzias de projetos de leis relacionados a armas na fila para serem votados na sessão legislativa do mês que vem. A grande maioria pretende expandir os direitos de armas para que possam ser transportadas, como disse um oponente, "praticamente em todos os lugares".

"Se isso for uma reação ao tiroteio na Pulse e Fort Lauderdale, é muito estranha", disse Patti Brigham, vice-presidente da League of Women Voters of Floridae co-presidente da Florida Coalition to Prevent Gun Violence.

Os democratas, por sua vez, propõem mais restrições quanto ao uso de armas pela população, incluindo a proibição de grandes armas e grampos de munição de grande capacidade.

Porém, a chance de alguma proposta dos democratas ser votada é muito pouca, enquanto os republicanos dominarem ambas as câmaras legislativas.

Dentre os projetos de lei apresentados pelos republicanos, alguns são:

- Permitir que os proprietários de armas de fogo licenciados carreguem abertamente as suas armas.

- Permitir que detentores de permissão de armas ocultas possam portar uma arma em áreas não seguras dos aeroportos.

- Permitir que os detentores de permissão de armas ocultas portem armas em qualquer reunião legislativa ou reunião de comitê.

- Permitir que detentores de permissão de armas ocultas carreguem armas nos campi universitários do estado.

- Permitir que os detentores de permissão de armas ocultas portem armas em reuniões do município e do governo municipal.

- Deter donos de empresas que proíbem armas em seu estabelecimento quando alguma pessoa com permissão para carregar escondida for atacado.

- Permitir que portadores de armas escondidas possam levar armas para os tribunais e as entreguem temporariamente à segurança.Os tribunais devem manter as armas em espaço de armazenamento trancado.

- Expandir o "stand your ground" para dar mais proteção às pessoas que alegam autodefesa.

Os projetos de lei apresentados pelos democratas:

- Proibir rifles semi-automáticos como AR-15s e AK-47 e munições destacáveis ??que detêm mais de 7 rodadas.

- Proibição de armas em centros de artes e teatros.

- Eliminar a exceção de uma lei que exige que as armas em casas ocupadas por menores sejam armazenadas em caixas fechadas ou com trava de gatilho.

- Aumentar as penalidades para portadores de armas escondidas que exibirem de forma ameaçadora em ou perto de propriedades escolares; ou para passar como um crime de terceiro grau a um crime de segundo grau, bem como aumentar as penalidades para as pessoas que mantêm arma em casa, não a guardem de forma a impedir o acesso de menores.

Com informações do Orlando Sentinel.