Flórida passa pela sétima temporada de furacão intacta

Por Gazeta News

furacao

A temporada de furacões 2012 terminou oficialmente no dia 1º de dezembro sem que o sul da Flórida fosse atingido por nenhum furacão. Outras áreas, como o nordeste dos EUA, que é atingido mais raramente, sofrem até agora as consequências de Sandy.

Experts previram inicialmente que a temporada de 2012 seria fraca, mas ela acabou sendo a terceira com mais tempestades, com 19 nomeadas, incluindo 10 furacões.  Mesmo assim, apenas uma das 19 tempestades chegou à categoria de furacão 3.

Essa temporada foi considerada atípica, segundo disse ao “Miami Herald”,  Phil Klotzbach, um cientista pesquisador do Colorado State University, que observa furacões ano a ano. “Para a maioria dos furacões, essa foi uma das temporadas mais calmas dos últimos 24 anos”.

E para a Flórida, fora tempestades que causaram alagamentos, esse foi o sétimo ano seguido sem que um furacão aterrissasse no estado.

Por ser atípica, a temporada reabriu os debates sobre a mudança climática. Sandy atingiu uma região que poucas vezes é afetada e altamente populosa, criando estragos bilionários e matando um total de quase 200 pessoas, contando com as vítimas de quando passou pelo Caribe. O que foi ainda mais atípico, mas não inédito, foi uma tempestade de inverno misturada com a tropical, trazendo o inverno mais cedo à região. Mas, de acordo com Brian McNoldy, pesquisador sênior da Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science, da Universidade de Miami, é praticamente impossível dizer agora que a mudança climática tem algo a ver com a temporada de furacão. “Isso é algo que devemos conseguir saber em décadas”, disse ele ao “Miami Herald”.

No sul da Flórida, as tempestades que mais causaram impacto foram Isaac, que causou sérios alagamentos na região de Palm Beach, e Sandy, que causou alagamentos isolados e fechou escolas em Broward.

Outro fator atípico foi a formação da primeira tempestade, Alberto, antes do início oficial da temporada, no final de maio, que atingiu a área de Jacksonville.