Flórida: Proposta contra ilegais poderá afetar Wal-Mart.

Por Gazeta Admininstrator

Avon Park, Flórida – Líderes da cidade estão considerando revisar uma proposta de proibição de ajuda a ilegais visto que isso poderia ter efeitos indiretos que bloquearia a construção de uma nova loja Wal-Mart.

Essa nova medida proíbe dar licença de funcionamento para aqueles que estão contratando e ajudando ilegais nos últimos cinco anos.

Em 2005, a Wal-Mart Stores Inc. pagou um multa record de 11 milhões de dólares como parte de um acordo com o Departamento de Segurança Interna com relação à contratação de indocumentados.

O fiscal municipal Michael Disler disse que a medida está “escrita pobremente”. Ao seu ver, ela é inconstitucional e poderia evitar que a minoria maior do mundo viesse a Avon Park, cidade de 9 mil habitantes, no centro da Florida.

O prefeito Tom Macklin, principal incentivador da medida, disse que a lei municipal foi escrita com base na lei de Hazelton, Pensilvânia, a mesma que chamou atenção nacional quanto ao seu conteúdo mais rigoroso no que tange o controle da imigração ilegal.

No entanto, Mackling acrescentou que consideraria remover a clausula que diz que a medida deva ser retroativa.

“Não acredito que a intenção deste conselho tenha sido castigar pessoas por ações prévias à aprovação desta medida”, avaliou. “Acredito que os atuais empresários e novos comerciantes precisam saber, desde já, que se contratarem ilegais haverá suas conseqüências”.

O porta-voz do Wal-Mart Eric Brewer disse que a medida não interferiria nos planos de construção da loja em Avon Park.

Segundo ele,“esta medida está escrita de forma vaga”.

“Acredito que tudo dependerá de como ela será definida”.

O município, que em junho aprovou preliminarmente a medida, realizará votação final no próximo dia 24 de julho.