Flórida registra aumento de casos de caxumba em 2017

Por Gazeta News

vacina caxumba foto pixabay

Pelo menos 56 casos de caxumba foram relatados na Flórida em 2017, um aumento significativo em relação aos anos anteriores, quando foram registrados 10 casos em 2015 e 16 casos em 2016, segundo o Departamento de Saúde da Flórida.

Os maior número de casos foram relatados nos condados de Broward, Collier, Duval, Hillsborough e Palm Beach, de acordo o Departamento de Saúde da Flórida em relatório do dia 11 de dezembro.

Vacinação

As autoridades de saúde alertam que a tríplice vacina contra o sarampo, caxumba e rubéola (em inglês Measles, Mumps, Rubella - MMR) é a melhor maneira de prevenir as três doenças. No entanto, pelo menos em metade dos casos, a pessoa com caxumba tinha histórico de vacinação. Mesmo assim, o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda que as crianças recebam duas doses da vacina que fornece proteção de 88% contra caxumba.

O aumento no estado começou a ser percebido desde abril, com maior incidência para a doença em agosto, com 20 casos relatados. Essa tendência segue um padrão nacional para a doença, que disparou em 2016 e 2017 em comparação com anos anteriores, de acordo com o CDC.

As autoridades federais de saúde estimam que cerca de 5 mil pessoas tiveram a doença esse ano em todo o país, com os maiores números relatados no estado de Arkansas, Missouri, Nova York, Texas e Washington. O número nacional diminuiu em relação a 2016, quando mais de 6 mil casos de caxumba foram relatados.

O número atual de casos, no entanto, pode ser maior, em parte porque algumas pessoas têm os sintomas da doença de forma muito leve ou até mesmo não sentem nenhum sintoma e não procuraram um médico.

A caxumba provoca febre, dor de cabeça, dores musculares, cansaço, perda de apetite e glândulas salivares inchadas abaixo das orelhas - o que faz com que as bochechas fiquem inchadas.

Os sintomas geralmente aparecem 16 a 18 dias após a infecção, mas o período de incubação para o vírus que causa caxumba pode variar de 12 a 25 dias. A maioria das pessoas se recupera completamente em algumas semanas. O vírus se espalha através do contato com a saliva ou o muco de uma pessoa infectada.

Os surtos na Flórida foram relatados entre pessoas próximas, que moram ou convivem muito juntas, e entre jovens em idade escolar.

Com informações do Miami Herald.