Flórida registra segunda transmissão local de Zika em 2017

Por Gazeta News

[caption id="attachment_121955" align="alignleft" width="300"] Segundo caso de transmissão local por picada de mosquito na FL. Imagem: Pixabay.[/caption]

Funcionários do setor de saúde da Flórida detectaram o segundo caso suspeito de transmissão local do vírus Zika por picada pelo mosquito no estado em 2017.

O Departamento de Saúde da Flórida anunciou que o caso foi confirmado no condado de Miami-Dade. No entanto, as autoridades de saúde não acreditam que existam provas de transmissões "em curso e ativas".

De acordo com um comunicado de imprensa, a pessoa infectada não viajou nem teve contato com parceiro que tenha viajado recentemente para qualquer área considerada de risco para o vírus.

O caso é o segundo caso de transmissão local do vírus Zika na Flórida este ano. Em outubro, um casal do Condado de Manatee viajou para Cuba, e um dos parceiros contraiu Zika enquanto estava na ilha do Caribe. Ele foi picado por um mosquito depois de voltar para casa e o mosquito transmitiu o vírus ao outro parceiro.

Segundo o Departamento de Saúde da Flórida, em 2017 houve um total de 183 infecções por Zika adquiridas em viagens até o momento e outros 32 casos testados foram considerados indeterminados.

Florida relatou 296 infecções do vírus Zika adquiridas localmente no ano passado.

O vírus causa sintomas relativamente leves na maioria dos adultos, mas pode causar defeitos congênitos graves em bebês de algumas mulheres infectadas durante a gravidez. O vírus também pode ser transmitido sexualmente.