Flórida retoma pena de morte com execução de supremacista branco

Por Gazeta News

execucao letal florida capa

A Flórida planeja executar nesta quinta-feira, 24, um prisioneiro supremacista branco acusado de matar negros - após mais de 1 ano e meio sem ter colocar em prática a pena de morte no estado.

A execução de Mark James Asay está programada para acontecer às 6pm desta quinta-feira na prisão estadual da Flórida, em Starke. O prisioneiro de 53 anos, condenado por disparar dois homens - um negro - em Jacksonville há três décadas, será executado por injeção letal - será a primeira execução do país usando um procedimento de injeção letal de drogas triplas ainda não testada.

A pena de morte de Asay marcará o fim do período sem execuções letais de prisioneiros desde o início de 2016, quando o Supremo Tribunal dos EUA determinou a suspensão da prática no estado que matava prisioneiros condenados à morte em um ritmo recorde.

Essa seria a 93ª pessoa executada desde que o Estado restabeleceu a pena de morte em 1976, e o primeiro caso de uma pessoa branca executada por matar uma pessoa negra no estado.

Asay passou quase três décadas no corredor da morte após ser sentenciado em 1988 pelos assassinatos de dois homens no centro de Jacksonville no início da manhã de 18 de julho de 1987. De acordo com os promotores, Asay, na época com 23 anos, atirou em Robert Lee Booker, que era negro, e Robert McDowell, a quem Asay tinha encontrado vestido com roupas femininas depois de concordar em pagar pelo sexo.

Com informações de Miami Herald.