Flórida suspende foreclosures por 45 dias

Por Gazeta Admininstrator

O governador da Flórida, Charlie Crist, anunciou um acordo com bancos privados da Flórida, que permitirá suspender, por 45 dias, os processores de foreclosures (retomada de imóveis por falta de pagamento do financiamento). A Flórida tem, atualmente, o terceiro maior índice de foreclosures do País.

Crist, no entanto, não informou qual é a estimativa de proprietários a serem beneficiados com a medida temporária. Segundo ele, no entanto, a “moratória”, apenas beneficiará aqueles poprietários amparados pelo homestead (benefício de redução de impostos concedido àqueles que compram seu primeiro imóvel, e vivem nele).

- Isso é para ajudar pessoas que estão em um momento de necessidade. Isso não é para quem comprou um monte de imóveis no Sul da Flórida para especular”, disse Crist.

O presidente da Florida Bankers Association, Alex Sanchez, agradeceu ao governador pela iniciativa, que qualificou como “liderança de compaixão”.
Ele sugeriu, no entanto, que, com ou sem Crist, os bancos da Flórida suspendam os processos de foreclosure, uma vez que não interessa a nenhum deles receber de volta um grande número de propriedades, ou ter um grande volume de débitos duvidosos.

Segundo Sanchez, aqueles que precisem de ajuda devem contactar os bancos credores, desde que não tenham envolvi-mento com nenhum tipo de fraude de financiamento, e que pretendam ingressar em um plano de recálculo dos pagamentos.

$541 milhões
Crist anunciou que o Department of Community Affairs, em breve, terá disponívies $541 milhões para oferecer auxílio financeiro aos governos locais, a fim de que possam elaborar plano de ajuda a proprietários em foreclosure. O valor inclui $91 miolhões que serão destinados a ajuda direta à moradia. Para mais informações os interessados devem consultar os seguintes endereços de internet: www.floridahousing.org www.dca.state.fl.us.

O grupo Acorn, que defende os inte-resses dos proprietários de imóveis considera que são necessárias mais medidas de auxílio. “A história recente mostra que as medidas voluntárias têm fracassado em solucionar a enormidade de foreclosures na Flórida”, diz Paul Griffin, organizador da entidade, em uma nota pública.

- Apreciamos que a indústria tenha retardado a crise, mas agora precisamos que nos ajude a resolvê-la. O que eles têm oferecido à população da Flórida não é um alívio, mas sim vagas promessas. Quarenta e cinco dias não é tempo suficiente para uma moratória. Além disso, a medida não inclui aqueles que já estão em forelcosure”, diz Scott Randolph, demoracta de Orlando.