Flórida tem cinco novos casos confirmados de Zika

Por Gazeta News

zika
[caption id="attachment_140136" align="alignleft" width="430"] Autoridades de saúde do estado seguem vigilantes sobre o mosquito transmissor da Zika. Foto: CNN[/caption]

Autoridades de saúde da Flórida informaram na última segunda-feira,20, que uma nova infecção por Zika foi registrada como sendo adquirida localmente no condado de Miami-Dade, ou seja, com a transmissão feita por um mosquito na região, bem como quatro novos casos relacionados a viagens no sul da Flórida.

A pessoa infectada em Miami-Dade tinha "exposições múltiplas" a áreas onde os mosquitos estavam espalhando o vírus e provavelmente contraiu a doença ainda em 2016, de acordo com o Departamento de Saúde da Flórida.

A pessoa não sentiu nenhum sintoma, mas foi submetida ao teste para o vírus em fevereiro e as autoridades de saúde do estado apenas receberam a confirmação dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. "Como o indivíduo estava assintomático, é difícil determinar quando a infecção ocorreu", disseram autoridades.

Estas novas confirmações elevam o número total de casos Zika em 2017 para 29 pessoas. As infecções relatadas na Flórida este ano incluem 13 mulheres grávidas e duas pessoas cuja fonte de infecção é indeterminada após uma investigação do Departamento de Saúde.

Infecções em mulheres grávidas têm sido associadas à mortes de fetos e problemas congênitos devastadores - principalmente microcefalia, muitas vezes acompanhada de outros graves problemas de desenvolvimento quando nasce o bebê.

O primeiro caso de Zika nos EUA foi confirmado em Miami-Dade County por funcionários de saúde pública em 15 de janeiro de 2016. O paciente tinha sido infectado em outro país e, em seguida, viajou para o sul da Flórida.

No final de julho, autoridades de saúde do estado confirmaram os primeiros casos de Zika transmitidos por mosquitos locais no distrito de artes de Wynwood perto do centro de Miami. Os funcionários identificaram Zika e zonas de transmissão em outras partes de Miami, bem como em Miami Beach.

Todas as zonas de riscos de contaminação por Zika foram levantadas após 45 dias "sem evidência de transmissão ativa e sem mais pessoas infectadas", disseram autoridades estatais. O último conselho foi levantado em 9 de dezembro do ano passado.

"Não é raro, entretanto, que haja incidentes isolados de Zika adquiridos localmente", informou o Departamento de Saúde. "Um caso não significa que a transmissão ativa está ocorrendo".

Atualmente não há áreas de transmissão ativa de Zika na Flórida. No entanto, os Centros Federais de Controle de Doenças designaram o condado de Miami-Dade como uma área de advertência e emitiram avisos para que as mulheres grávidas adiem viajar para qualquer parte do condado.

O último caso confirmado de transmissão local de Zika no condado de Miami-Dade foi relatado em 21 de dezembro de 2016. Funcionários de saúde da Flórida continuam aconselhando os residentes e visitantes do Condado de Miami-Dade a tomar precauções para evitar picadas de mosquito.

"O departamento continua a monitorar de perto o status do vírus Zika na Flórida e vem tomando medidas para manter os moradores, especialmente mulheres grávidas, seguros", disseram autoridades.

No total, o departamento realizou testes de vírus Zika em mais de 13.020 pessoas em todo o estado. Autoridades de saúde da Flórida têm monitorado mulheres grávidas com evidência de Zika independentemente dos sintomas. Um total de 300 mulheres grávidas foram ou estão sendo monitorados.

Para obter mais informações, os residentes da Flórida e os visitantes podem ligar para a Zika Virus Information Hotline pelo telefone 1-855-622-6735.