Flórida tem dois alertas de furacão na mesma semana em que relembra Katrina e Andrew

Por Gazeta News

4924734796_bc689a700e_o

Esta semana, o sul da Flórida relembrou o aniversário de 10 anos do furacão Katrina e de 23 anos do Andrew - considerada a pior tempestade que passou pelo estado nas últimas décadas.

Embora Katrina tenha devastado mais New Orleans, sua passagem pelo sul da Flórida como um furacão de Categoria 1 pelos condados de Broward e Miami-Dade, no dia 25 de agosto de 2005, com ventos de 80mph, milhões ficaram sem energia, causando danos que chegaram a $630 milhões de dólares.

Embora as previsões da temporada de furacões de 2015 sejam de poucas tempestades, em menos de uma semana, o sul da Flórida teve dois alertas. A tempestade Danny, que chegou a um furacão de Categoria 2 enquanto passava pelo oceano, acabou se dissipando, sem fazer estragos significativos. Agora, meteorologistas estão de olho na Tempestade Tropical Erika, que tem o sul da Flórida em seu trajeto.

Embora as previsões possam mudar até o fim de semana, residentes da Flórida devem lembrar que a preparação é sempre a chave para a segurança durante tempestades. A última vez que a Flórida enfrentou um furacão foi há uma década. Desde então, a população do estado cresceu em 2,5 milhões. Muitos dos novatos no estado podem estar despreparados com os ventos e alagamentos que vêm com uma tempestade e com os preparativos, como proteger as janelas e evacuar suas casas. Isso e a complacência de residentes que “esqueceram” o que é um furacão têm preocupado autoridades.

Irene Rocha da Silva, de 61 anos, se lembra do rastro de destruição causado pelo Furacão Andrew em agosto de 1992, quando ela se mudou de São Paulo para Miami, em janeiro de 1993. Ela conta que a sua pior experiência foi em 2005, com o furacão Katrina. “Apesar de não ser tão destruidor como o Andrew, muitas árvores caíram e houve muita chuva, Ficamos trancados em casa por dois dias, que pareceram uma eternidade. Estávamos preparados com as proteções para a casa, carvão, comida enlatada e água. A única coisa boa foi ter a família reunida”, relata.

Mesmo já tendo presenciado os fenômenos, Irene diz não estar se preparando para o Erika, pois acha que não trará nada além de muita chuva.  Em posts no Facebook, enquanto muitos brasileiros mencionaram nunca terem passado por um furacão, outros disseram que já se abasteceram com o “kit” de sobrevivência.

Estado da Flórida em alerta Na tarde do dia 26, o State of Emergency Operations Center (SEOC) do governo do estado da Flórida emitiu um comunicado para a preparação para possíveis impactos da tempestade tropical Erika.

“Residentes e visitantes da Flórida devem continuar o monitoramento pelos noticiários locais para mais instruções, fazer um estoque de suprimentos e planejar a ação no caso de o estado ser impactado pela tempestade”, disse o comunicado.

Prepare-se A preparação para situações de emergência é apontada por especialistas como fundamental para reduzir os efeitos trágicos dos furacões. • Trace um plano de evacuação para todos em sua casa, incluindo os animais de estimação (que precisam ser registrados no Humane Society de seu condado). • Informe-se quais são os shelters (abrigos) em sua região, que podem ser escolas, abrigos da Cruz Vermelha, ou abrigos que aceitam animais. • Em caso de previsão de furacão, abasteça seu carro e tenha a manutenção em dia. Kit

No kit, você precisa ter água de garrafa (em média um galão por dia por pessoa ao longo de 72 horas), comida não perecível para 72 horas, como enlatados, em caso de perda da eletricidade, e prefira comidas que não deem sede. Recomenda-se ter um rádio a pilha para ouvir as previsões, lanterna com bateria extra, kit de primeiros socorros, um apito para sinalizar pedido de ajuda, duct tape, sacos de lixo, lenços umedecidos, um abridor de latas que não seja elétrico, mapas locais.

Não esqueça também de ter medicamentos de prescrição prontos, óculos, fórmula para crianças e fraldas, comida para seus animais de estimação, documentos importantes, como cópia de seguro, identidade e informações de conta bancária em um plástico à prova d’água. Tenha uma muda de roupa, cobertor, um extintor de incêndio e itens de higiene.

Preparando sua casa • Coloque proteções nas janelas;

• Em caso de tempestades, tire objetos da área externa que podem voar, como cadeiras de jardim. • Caso tenha que evacuar, desligue a água e eletricidade no quadro de força. • Cuidado com velas, por causa de incêndios. Faça uso de lanternas. • Encha a banheira com água para usar para a descarga, etc.