Flórida tem mais de 5 acidentes por hora por condução distraída

Por Gazeta News

Aumentam-ocorrências-de-multas-por-uso-de-celular-ao-volante-774x450
[caption id="attachment_142202" align="alignleft" width="300"] O estado é considerado o segundo pior em condução distraída nos EUA. Foto: Pixabay.[/caption]

A Flórida ocupa o segundo lugar entre os estados americanos em condução distraída perdendo apenas para a Louisiana, de acordo com um estudo divulgado na última quarta-feira, 12.

Dados recolhidos através do EverDrive mediram aceleração, aceleração repentina, giro agressivo, travagem dura e outros movimentos realizados simultaneamente com o uso do celular. Não foram medidos movimentos acidentais com o uso do celular no modo “suspensão” ou utilizado com a opção “hands-free”.

De acordo com a empresa que divulgou os resultados do estudo, EverQuote Inc., o aplicativo EverDrive registrou 2,7 milhões de viagens de veículos em 230 milhões de quilômetros percorridos, e o balanço indicou que 92% dos motoristas de todo o país utilizaram o celular com o carro em movimento nos últimos 30 dias.

Mudança na lei

A Flórida é um dos cinco estados onde a polícia não pode multar o motorista especificamente por usar o celular ao dirigir. Iowa, Ohio, Nebraska e Dakota do Sul são os outros quatro estados com leis que exigem que a polícia pare os motoristas por outras infrações e não somente por condução distraída.

A representante do estado Emily Slosberg, do Distrito de Boca Raton, copatrocinou um projeto de lei para colocar a infração como primária. O projeto deverá ser votado até o final do mês.

Para o chefe de Polícia de Fort Lauderdale, Douglas MacDougall, que viu de perto um motorista bater na traseira do carro da frente (só não foi no dele porque viu a tempo e mudou de faixa), porque não percebeu que o trânsito estava lento e, segundo o policial, estava com o celular na mão.

"Eu sou a favor de mudar a lei para tornar a condução distraída uma ofensa primária para que os oficiais possam agir sobre ela", disse.

Mais de cinco acidentes por hora por condução distraída

Abril é considerado o mês de conscientização da condução distraída na Flórida. De acordo com o Departamento Estadual de Segurança Rodoviária e Veículos Motorizados, em 2016, houve quase 50 mil acidentes envolvendo condução distraída na Flórida, o que indica mais de cinco acidentes por hora, representando mais de 3.500 lesões graves e 233 mortes.

Porém, segundo as autoridades, muitos motoristas envolvidos em acidentes não declaram oficialmente que estavam ao celular quando da hora do acidente, o que faz crer que tais números podem ser bem maiores.

Com informações do Sun Sentinel.