Flórida tem o inverno mais rigoroso em 30 anos

Por Arlaine Castro

WhatsApp Image 2018-01-03 at 7.14.39 PM
A brasileira Regiane Castro, 35 anos, mora em Orlando e conta que em mais de 10 anos vivendo na Flórida nunca sentiu tanto frio. "Sempre venta um pouco mais frio no inverno, já vimos que nevou em partes do norte e nordeste do estado, mas a temperatura cair tanto e tão rápido não lembro. Estou a caminho da Geórgia e sei que lá vai estar mais frio ainda", declara.

Fechamento de parques em Orlando

As advertências meteorológicas de temperaturas abaixo de zero e neve para esta semana fecharam partes dos parques da Disney World, Universal Orlando e Sea World.

Frio castiga os EUA

O frio já causou mortes em todo o país, no Texas, em Dakota do Norte, no Missouri e Wisconsin. Nesse último, cinco mortes foram registradas.

No estado reside a família da brasileira Veronica Liriano. “Já não aguento o frio. O jeito é ficar em casa assistindo a neve cair”, conta ela, que se mudou para Madison em março com o marido dominicano, Natanael, e os três filhos. Eles já haviam enfrentado invernos em Massachussetts, Indiana e Geórgia. “Mas nunca tão frio”, destaca.

Nos dois primeiros dias do ano foram registradas temperaturas mínimas que quebraram recordes mantidos durante décadas, como o da cidade de Dayton, em Ohio, onde os 25 graus abaixo de zero ultrapassaram a marca prévia de 1898. Em Salisbury/Maryland, os 14 graus negativos rompem o recorde anterior, de 1918.

Em Nova Orleans o frio chegou a 35 graus, 23 graus em Jackson, Missouri; 28 graus em Atlanta; e 14 graus na área de Raleigh-Durham, na Carolina do Norte.

Voos cancelados

Companhias aéreas cancelaram voos de e para destinos ao longo da Costa Leste e advertiram que seus horários podem enfrentar interrupções contínuas. A American Airlines, a Delta Air Lines, a JetBlue, o Sudoeste e a United estavam entre as principais operadoras que cancelaram voos.