Flórida tem quatro casos de meningite ligados ao surto nacional

Por Gazeta News

meningite

De acordo com o governador da Flórida, Rick Scott, quatro casos de meningite na Flórida estão ligados ao surto nacional que já matou oito pessoas e atingiu um total de 105 pessoas, até o fechamento desta edição.

A doença está ligada a injeções de um esteroide usado como analgésico, geralmente para as costas, contaminadas por um fungo que causa um tipo raro de meningite não transmissível.

No dia 8, autoridades contataram cerca de 700 dos 1,185 pacientes ligados a centros de saúde nos condados de Marion, Miami-Dade, Orange e Escambia. Um centro cirúrgico em Kendall, Surgical Park Center, informou que seis pacientes foram informados que receberam o medicamento, mas o departamento de saúde do estado advertiu que eles correm pouco risco de estarem contaminados. O centro parou de usar os produtos e pediu que os pacientes contatem seus médicos para acompanhamento.

Oficiais de saúde suspeitam que os fracos do medicamento, feitos pela New England Compounding Center Inc. em Framingham, Massachusetts, tenham sido contaminados pelo fungo. A empresa vendeu 17.676 frascos do esteroide acetato de metilprednisolona para 76 instalações em 23 Estados de julho a setembro, disse o Departamento de Saúde de Massachusetts.

A meningite é uma infecção das membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal, e pacientes afetados mostram vários sintomas de uma a quatro semanas depois de tomar as injeções.

Estima-se até o momento que 13 mil pessoas já receberam as injeções e cerca de 17.700 doses enviadas a 23 estados tenham recebido um recall.