Vídeo de sem-teto saindo de "carrão" e pedindo dinheiro em Pompano Beach viraliza

Na legislação da Flórida, pedir dinheiro é permitido por lei caso sejam seguidas as regras locais e estaduais

Por

Ryan passou um domingo protestando na rua. Ele ofereceu trabalho a um mendigo, que recusou.

Um vídeo feito por um brasileiro em uma área muito frequentada de Pompano Beach mostra uma atividade que poucos imaginam para um sem-teto. Dois sem-teto aparecem saindo do que o narrador chama de um "carrão" para pedir dinheiro no sinal.

De acordo com a narração do vídeo, os dois homens foram filmados no cruzamento da Sample Road com a Powerline Road. Em uma das esquinas do cruzamento, atrás de um posto de gasolina, estava estacionado um Jeep preto do qual dois homens saíram com suas plaquinhas de papelão, com uma mensagem pedindo doações (veja o vídeo no site gazetanews.com).

"Olha lá os dois mendigos saindo do carro, com as camisas encardidas, o papelão com as frases escritas", disse um brasileiro, não identificado, que fez o vídeo que viralizou nas redes sociais. "Agora eles se dirigem para o sinal... um deles começou a mancar. Hora de ganhar uns trocados. Só na América, mesmo. Os mendigos têm carro".

Na Flórida, de acordo com a lei estadual e regulamentos municipais, pedir por doações na rua (definido como "panhandling" ou "street soliciation") pode ser perfeitamente legal se regras locais e estaduais forem seguidas. Em 2017, um juiz em Miami determinou que pedir dinheiro na rua é uma forma de direito de expressão, protegido na Constituição.

Murilo Silva, um brasileiro que compartilhou o vídeo em sua página do Facebook, disse que ele mesmo participa todos os anos de projetos para ajudar os sem-teto. "Muitas pessoas acabam ajudando porque imaginam que a pessoa mora na rua e passa por dificuldades. Mas infelizmente acabamos vendo que não parecia ser o caso desses dois homens", disse Murilo ao Gazeta News. "Eu sempre passo por ali e já os ajudei algumas vezes".

Na última semana, um residente de Bradenton que sempre passa por um sem-teto em um movimentado cruzamento da cidade, resolveu oferecer um emprego de jardinagem em vez de dinheiro. Ele relatou que o homem não só se recusou a aceitar o emprego, como o agrediu verbalmente, de acordo com a WFTS em Tampa. Como resultado de tal ação, Ryan Bray passou horas de um domingo ao lado do mendigo com uma placa dizendo que havia oferecido um emprego pagando US$15 por hora ao sem-teto, e que ele havia recusado.

O que dizem as leis

De acordo com o site LegalBeagle, dependendo de onde a pessoa pede dinheiro, quando e muitas vezes se tem uma permissão, é legal.

Muitos municípios da Flórida, particularmente aqueles com bastante turistas, implementaram leis que proíbem a solicitação de doação em certas áreas dentro dos limites da cidade.

Saint Petersburg e Kissimmeee, por exemplo, estabeleceram áreas onde é proibido pedir doeações.

A legislação da Flórida é amplamente focada em ruas. É ilegal obstruir ou impedir o tráfego nas estradas, ruas ou estradas da Flórida com a intenção de solicitar dinheiro. Fazer isso é uma contravenção de segundo grau, punível com multa de até US $ 500 ou até 60 dias de prisão.

Além de proibir a solicitação de dinheiro em certas áreas, algumas cidades também a proíbem em determinados momentos.

Em Pompano Beach, só é permitido pedir doações entre 6am e 12pm, de acordo com o estatuto municipal. A cidade também proíbe mais de duas pessoas pedindo doações em um cruzamento ao mesmo tempo.

Em Kissimmee, é ilegal mentir que está desabrigado ou se passar por deficiente.