Flórida sob situação de emergência por surto de hepatite A

Por

65 novos casos foram registrados nas últimas duas semanas.

As autoridades da Flórida declararam situação de emergência de saúde pública devido ao aumento rápido do número de casos de hepatite A no estado, que junto com outros 26 estados vem lidando com surtos da doença.

Com 65 novos casos nas últimas duas semanas, o total subiu para 2.034, segundo o Departamento de Saúdo do Estado. Esse número é muito maior do que os 548 no ano passado e 276 casos em 2017.

Em razão desse aumento rápido, o estado declarou, no dia 1°, situação de emergência para permitir que o estado invista mais em testes e tratamento.

A maioria dos casos está na região central da Flórida, e as autoridades de saúde ainda estão investigando as fontes, mas segundo o Dr. Eugene Schiff, diretor de doenças do fígado da Universidade de Miami Miller School of Medicine, a doença está se espalhando mais entre as pessoas desabrigadas, usuários de drogas intravenosas, homossexuais, pela exposição a áreas com maior sujeira.

O vírus da Hepatite A pode ser contraído através de alimentos e água contaminada, não sendo passado para outra pessoa por via sexual, como acontece com o vírus da hepatite B e C.

Os condados Palm Beach, Indian River County e Okeechobee County estão entre os qye mais relatam novos casos de hepatite A.