Turismo da Flórida paga os salários mais baixos do país

Estudo da FSU mostra que funcionários da indústria do turismo têm os menores rendimentos de qualquer setor de trabalho

Por

Com cerca de 125 milhões de visitantes a cada ano, a Flórida tem no turismo sua principal indústria.

A florescente indústria turística da Flórida é a principal indústria do estado, com um impacto econômico anual de US $ 86 bilhões e 1,5 milhão de empregos. No entanto, uma pesquisa da Universidade Estadual da Flórida revela que os salários dos funcionários da indústria hospitaleira não acompanharam o crescimento da economia.

O estudo, publicado na revista Tourism Management, rastreou os salários em todo o país e descobriu que os funcionários da indústria do turismo têm os menores rendimentos de qualquer setor de trabalho.

"Isso foi muito chocante", disse Tarik Dogru, professor assistente da Escola de Hospitalidade Dedman da FSU. "Nacionalmente, os salários estão subindo mais em outras indústrias do que nessa indústria".

Dogru estudou dados salariais nacionais para cerca de uma dúzia de indústrias entre 2006 e 2018.

No geral, ele descobriu que o salário médio semanal era de US$ 710, enquanto no setor de lazer e hospitalidade era de US$ 311. Os empregados do setor de Serviços Profissionais e de Negócios tiveram o maior salário médio semanal em $ 1.162.

Dogru observou que a enorme lacuna no pagamento resulta em grande parte porque os funcionários da indústria da hospitalidade também recebem gorjetas, especialmente em restaurantes. Este estudo não acompanhou salários gorjetas porque não havia dados de gorjeta disponíveis.

Uma opção em potencial para lidar com baixos salários no turismo, disse Dogru, seria eliminar o sistema de gorjetas.

"Certamente seria uma transição delicada, mas você está começando a ver alguns restaurantes americanos que proíbem gorjetas e os funcionários têm benefícios em tempo integral", disse Dogru.

O estudo da FSU classificou todos os 50 estados e Washington, D.C., com base em quanto cada um depende do turismo para sua economia. Com cerca de 125 milhões de pessoas viajando para a Flórida a cada ano, o turismo é a principal indústria do estado. Hoje a indústria de lazer e hospitalidade da Flórida ocupa a quarta posição nacional com base no impacto econômico. Os três principais estados são Nevada, Havaí e Vermont.

"Os Estados do Top 5, como a Flórida, oferecem salários mais altos para os funcionários da área de hospitalidade, em comparação com outros estados", disse Dogru. Fonte: FSU.