Comunidades da Flórida enfrentam desafios durante evacuações

Estudo mostra que a Flórida é o estado com maior número de cidades pequenas com problemas de evacuação durante furacões

Por

Watergate, em Palm Beach, está na lista de comunidades que podem sofrer afunilamentos durante evacuações.

Quando a previsão do furacão Irma indicou que atravessaria Flórida, praticamente todo o estado evacuou. Foi um caos.

A análise do estado sobre a bagunça constatou que a Flórida precisava expandir o número de faixas nas principais interestaduais e melhorar o serviço de combustível de postos de gasolina. Mas uma nova análise mostra que há algo mais que o estado pode precisar considerar - pequenas comunidades.

Uma pesquisa publicada quinta-feira (22) pela empresa de análise de tráfego StreetLight Data mostra que a Flórida está no topo da lista de estados com mais cidades pequenas que lidam com desafios em situações de evacuação. Além das pequenas ilhas, que têm apenas uma estrada de acesso, como Sanibel e North Bay Village, que estão entre as 20 principais comunidades em risco, Lauderdale-by-the-Sea, em Broward, também está listada em risco.

A análise é um "grande sinal de alerta" para o estado, disse Richard Flórida, pesquisador de planejamento urbano da Universidade Internacional da Flórida.

"Está realmente mostrando claramente que, quando se trata de evacuar desastres naturais, cidades pequenas e médias são realmente desafiadas", disse ele.

Apesar de mais pessoas viverem nos subúrbios, a infraestrutura geralmente não é tão desenvolvida quanto as áreas mais urbanizadas. E à medida que mais novos moradores chegam todos os dias, essas comunidades suburbanas estão se expandindo ainda mais.

"A Flórida tem sido um estado orientado para o desenvolvimento", disse ele. "Temos que nos preparar para mais pessoas chegando, não menos."

Algumas comunidades do interior - como Immokalee, no Condado de Collier, e Watergate, em Palm Beach - também são desafiadas pela evacuação. Immokalee tem pouco mais de 24 mil habitantes e apenas quatro saídas principais. Durante uma evacuação, a saída principal receberia 58% do tráfego, descobriu o pesquisador.

"Na maioria das grandes cidades, há muitas maneiras de entrar e sair, mas não em cidades pequenas", disse Laura Schewel, CEO da StreetLight Data, empresa da Califórnia que fez a análise.

Sua equipe analisou padrões de tráfego comuns em cidades dos EUA com populações abaixo de 40 mil e descobriu que, em todo o país, comunidades menores corriam o risco de problemas de evacuação. Sun Sentinel.