Treze estados e o Distrito de Columbia permitem carteira de motorista para indocumentados

Por

Muitos imigrantes indocumentados deixam de trabalhar ou passear com medo de dirigir. "Não levo minhas filhas nem ao shopping. Elas vão de carona ou a vizinha nos leva", diz M.A, que mora como indocumentada na Flórida há 5 anos e ainda não arriscou a dirigir. Como alternativa, muitos buscam o documento em outro estado. Como é o caso do mineiro J.M., 43 anos, há três na Flórida e que foi até Washington D.C há duas semanas para tirar a carteira de motorista. "Não tem como ficar sem dirigir aqui porque senão como vou trabalhar? Não dá pra ser de ônibus porque demora e aí não pego mais de um serviço. É uma luta todo dia, mas não dá pra viver sem pegar o carro", afirma.

Em 2019, além da Flórida, legisladores do Kansas, Massachusetts, Minnesota, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte e Texas apresentaram projetos de lei semelhante.

Treze estados e o Distrito de Columbia promulgaram leis para permitir que imigrantes não autorizados obtenham uma carteira de motorista. São eles: Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maryland, Novo México, Nova York, Nevada, Utah, Vermont e Washington.

Tendo em vista as eleições de 2020, permitir que essa parte da população trabalhe e dirija legalmente na Flórida, pode repercutir entre os eleitores hispânicos - um eleitorado fundamental.

Dessa forma, os legisladores pensam em maneiras de "encontrar um caminho não para a cidadania ou anistia, mas para tentar diminuir a falha do sistema de leis relacionadas aos imigrantes que realmente querem viver e respeitam as leis dos EUA".