Caçadores da Flórida intensificam esforços e capturam 3.600 pítons

Por

Esforço para conter a espécie invasora.

Mais de 3.600 pítons birmaneses foram capturados na Flórida, sob um esforço para controlar as espécies invasoras que, segundo autoridades, estão sufocando o ecossistema de Everglades.

O governador Ron DeSantis disse na segunda-feira (4) que a equipe de ação de captura de Píton removeu mil serpentes da natureza. Isso além dos 2.600 removidos pelo programa estadual de eliminação de python, que recruta caçadores de todo o estado. Ambos os programas começaram em 2017.

No mês passado, um caçador da equipe de ação capturou um píton com tamanho recorde. A fêmea de 18 pés e 4 polegadas de comprimento (5,58 metros) pesava 98 libras e 10 ounces (45 kg). Autoridades de vida selvagem dizem que foi a maior já capturada na Reserva Nacional de Big Cypress.

Especialistas dizem que os pítons eliminaram 99% dos mamíferos nativos de Everglades, incluindo coelhos, linces e raposas, dizimando fontes de alimentos para panteras e jacarés nativos.

Um aumento das pítons representa uma ameaça que vai além da região de Florida Everglades, segundo um novo estudo da US Geological Survey (USGS). De acordo com o estudo, o problema com o aumento das cobras pode se alastrar para o restante da Flórida. Com informações do WFLA.