Flórida desponta como terceiro estado com melhor sistema de educação nos EUA, diz estudo

O estado ocupa o 27º lugar do ensino pré-escolar ao médio e 1º lugar no ensino superior

Por Arlaine Castro

O curitibano Marcelo Costa, 23 anos, é aluno da University of Florida no curso de Biologia com ênfase em Pre-medicina no último ano.

A qualidade das escolas de uma comunidade é fundamental para as aspirações de qualquer família e a educação pública tem sido em grande parte um assunto importante para os conselhos escolares e os estados, que alocam a maior parte de seu financiamento.

Um recente estudo do US News and World Report analisou a força do sistema público de educação em todos os estados dos Estados Unidos em 2018, do pior ao melhor, e revelou que a Flórida ocupa o 27º lugar do ensino pré-escolar ao 12º ano e 1º lugar no ensino superior. Na média geral, considerando os dois níveis, a Flórida garantiu o terceiro lugar em educação.

Na média geral, Massachusetts é seguido por Nova Jersey, Flórida, Washington, New Hampshire, Nebraska, Virginia, Vermont, Ioha e Utah - que completam os 10 melhores estados com os melhores sistemas de ensino.

Educação melhor

nos EUA

No geral, a geração que está progredindo na escola agora é a mais educada de todos os tempos, indica o US News. De acordo com o Departamento de Educação dos EUA, quase 85% dos alunos se formaram no ensino médio em 2016. Juntamente com as taxas de conclusão do ensino médio, essa subcategoria mede a matrícula na pré-escola, as notas dos testes padronizados em matemática e leitura entre os alunos da oitava série e a preparação para a faculdade com base nas pontuações ACT* e SAT**.

Critérios analisados

Foram analisadas áreas como matrícula pré-escolar de menores de cinco anos, notas de matemática e leitura, disponibilidade de faculdades, taxas de graduação, mensalidades e dívidas estudantis da graduação. Os rankings levam em conta ainda a qualidade da assistência médica, educação e infraestrutura em todos os estados, bem como suas economias e qualidade de vida.

Ensino fundamental

e médio

Os distritos escolares da Flórida permanecem entre os maiores do país. Mas, segundo o estudo, o estado foi classificado em 27º lugar quando se trata do ensino pré-escolar ao médio.

No ensino fundamental, um quesito citado é o National Assessment of Educational Progress (NAEP) em Matemática que foi de 283 a média nacional, mas a Flórida alcançou somente 279 entre alunos do 8° ano, colocando o estado em 34° lugar.

No ensino médio, um dos quesitos apontados é a média menor do que a nacional para calouros (freshman) que terminam a escola pública em 4 anos: 80.7% contra 84.1% nacional, colocando o estado em 36° no ranking.

A brasileira Mariete Rodgers, cujos filhos, Joshua Rodgers, 10 anos e Noah Rodgers, 7 anos, estudam na Coral Sunset Elementary School, se disse surpresa com a classificação da Flórida para o ensino fundamental. Para ela, a escola tem lhe dado todo o suporte necessário para a educação dos filhos e não imaginava essa classificação baixa. "Na escola eles têm reading, writing, math, arts ,recess, ganham incentivos como estudante do mês, etc. Eles ficam no 'aftercare' porque gostam. To feliz com a escola. Grade A. Fiquei surpresa. Gostaria que o ensino pré-escolar ao ensino médio melhorasse no ranking. Feliz que no ensino superior estamos no primeiro", afirmou.

1° lugar em Ensino

Superior

Com grandes cidades que se despontam, a Flórida tem um sistema considerável de universidades estaduais e faculdades comunitárias que chamam a atenção de estudantes do mundo inteiro.

De acordo com o US News, a Universidade da Flórida, em Gainesville, e a Universidade Estadual da Flórida, em Tallahassee, ficaram equiparadas em número de matrículas com a Universidade do Sul da Flórida em Tampa, a Universidade da Flórida Central em Orlando e a Universidade Internacional da Flórida em Miami. Entre as instituições privadas mais conhecidas desponta a University of Miami.

Um dos quesitos apontados são taxas mais baixas para universidades e o débito estudantil da graduação ser menor do que a média nacional. - $24,041 contra $28,650.

Brasileiro na UF

Aluno da University of Florida, bacharel de ciências em Biologia com ênfase em Pre-medicina no último ano, o curitibano Marcelo Costa, 23 anos, que trocou o curso de engenharia mecânica em outra universidade pelo atual, diz que está adorando e revela por que o ensino superior no estado é o melhor. "Nunca estive tão feliz e minhas notas nunca foram melhores. Os professores são extremamente atenciosos e fazem de tudo para que os alunos aprendam e saiam das aulas sem dúvidas. Em termos de infraestrutura, a faculdade tem de tudo. Desde seis bibliotecas para estudar, offices onde se pode praticar entrevistas de emprego, workshops pra currículo, etc. A universidade da Flórida tem uma ênfase grande em pesquisa, onde alunos desde undergraduates até PhD's podem participar e aprender", destaca. Leia a matéria completa no site www.gazetanews.com.