Construção de trechos do trem de alta velocidade de Miami a Orlando avança

A previsão para funcionamento total entre o sul e a região central da Flórida é 2022

Por

A expectativa é atender de três a seis milhões de passageiros.

O trecho do trem de passageiros de alta velocidade da Virgin Trains USA (ex-Brightline) começa a ganhar mais forma com a construção de trilhos e de 30 conexões no trecho de 55 quilômetros entre Cocoa Beach e Orlando, focando em medidas para evitar acidentes e mortes.

Com mais esse trecho, a conexão rápida por via férrea ligando a região central da Flórida ao sul do estado enfim vai se tornando realidade, com previsão de funcionamento total no final de 2022.

Três a seis milhões

de passageiros

Ao todo, a expectativa da empresa é a mobilidade de três milhões de passageiros, atingindo até seis milhões com a viagem do sul à região central levando três horas e 15 minutos a um custo inicial de $ 60 e um custo médio de $ 100.

"Estamos em construção do primeiro sistema ferroviário de passageiros de capital fechado nos Estados Unidos em mais de 100 anos. É um investimento total de US$ 4 bilhões", disse o presidente e diretor executivo da Virgin Trains, Patrick Goddard.

Para o presidente, a obra é "realmente a reinvenção das viagens de trem nos Estados Unidos", onde serão conectadas duas cidades que são curtas demais para voar e longas demais para dirigir", acrescentou. Há também o interesse da expansão do trajeto até Tampa.

Atualmente, a empresa está trabalhando na expansão ferroviária de 170 milhas entre o aeroporto de Orlando e o trecho de West Palm Beach-Fort Lauderdale-Miami.

Os planos também incluem a expansão para estações em Boca Raton - cuja construção foi aprovada e deverá ficar pronta no final de 2020-, Aventura e PortMiami, além das prováveis estações em Cocoa Beach e Stuart.

Segurança nos trilhos

Enquanto avança a construção, a legislação sobre a segurança por onde passa e passará os trens também tem avançado. Desde os testes, já aconteceram várias mortes envolvendo os trens e políticos discutem as medidas já tomadas, e outras, que a Virgin Train USA vai precisar por em prática para garantir a segurança da população.

Segundo os responsáveis, o trecho Orlando-Cocoa está sendo construído como "um corredor totalmente selado", sem cruzamentos públicos, afirmou Michael Cegelis, vice-presidente executivo de infraestrutura da Virgin Trains. Leia mais no site GazetaNews.com