Iguanas causam prejuízo de $1,8 milhões em West Palm Beach

Iguanas escavaram em volta de uma barragem envelhecida, provocando erosão e a necessidade de reparos de emergência

Por

Iguanas cavam e causam erosão.

Iguanas invasoras escavaram a terra ao redor de uma barragem envelhecida, causando um prejuízo de US$1,8 milhão em reparos de emergência na cidade de West Palm Beach.

Funcionários notaram no ano passado que a água estava vazando nas bordas de um açude com décadas de idade, que controla a entrega de água em West Palm.

"O sistema estava ficando velho e precisava ser substituído, mas a escavação de animais como iguanas o tornou mais vulnerável", disse Poonam Kalkat, diretor de serviços públicos de West Palm Beach.

A população de iguana do sul da Flórida explodiu desde que o último período prolongado de frio, em 2010, reduziu seu número. Isso deu origem a uma indústria caseira de especialistas em remoção de iguana.

Elas também estão se tornando um problema para as agências encarregadas de gerenciar canais, disse William Kern, professor do departamento de entomologia e nematologia da Universidade da Flórida em Fort Lauderdale.

As iguanas fêmeas cavam tocas para botar seus ovos. Se as tocas estiverem nas margens do canal, elas podem causar erosão e, eventualmente, derrubar seções inteiras. Elas começam a cavar novas tocas em fevereiro e março para botar mais ovos.

Embora o clima frio possa diminuir as iguanas - os répteis de sangue frio ficam imobilizados quando as temperaturas vão muito abaixo dos 40F -, é improvável que o frio seja suficiente para matá-las.

Em 2010, 12 dias de temperaturas mais baixas diminuíram bastante a população dos répteis.

Com informações do Palm Beach Post.