Flórida segue sendo a capital global dos ataques de tubarão

Mas ataques de tubarão permaneceram "extraordinariamente baixos" pelo segundo ano consecutivo, devido a mudanças migratórias

Por

Broward e Palm Beach estão entre os condados com menos ataques.

Os ataques de tubarão permaneceram "extraordinariamente baixos" pelo segundo ano consecutivo, possivelmente refletindo uma mudança nas migrações da Flórida por uma espécie responsável pela maioria dos ataques com mordidas, de acordo com um relatório anual divulgado na semana passada.

Houve 64 ataques de tubarão no ano passado no mundo, dos quais dois foram fatais (nas Bahamas e na Ilha da Reunião), de acordo com o International Shark Attack File da Universidade da Flórida. Embora isso represente um ligeiro aumento em relação ao ano anterior, permanece 22% abaixo da média anual de 82 ataques com mordidas.

Os Estados Unidos lideraram com 41 ataques, um aumento em relação ao ano anterior, com 32, mas bem abaixo da média de cinco anos - 61 ataques por ano. Depois dos EUA, o país com mais ataques foi a Austrália, com 11.

Gavin Naylor, diretor de pesquisa de tubarões do Museu de História Natural da Flórida, que administra o International Shark Attack File, disse que o declínio em 2019 pode refletir mudanças nos padrões de migração dos tubarões ponta negra.

Os tubarões ponta negra chegam ao sul da Flórida no inverno e seguem para o norte, no verão. O número que chega ao sul da Flórida diminuiu acentuadamente nos últimos anos. Stephen Kajiura, professor de biologia da Florida Atlantic University, contabilizou cerca de 2.500 pontas negras no sul da Flórida no passado. Anos atrás esse número alcançava 12 mil.

Flórida lidera

A Flórida liderou o mundo em número de ataques de tubarões por décadas e 2019 não foi exceção. Os 21 ataques não provocados, registrados no estado, representaram um aumento em relação aos 16 do ano anterior, e representaram 33% do total global. Mas os ataques foram 34% inferiores à média dos últimos cinco anos de 32 incidentes por ano na região.

O Condado de Volusia, como sempre, teve a maior quantidade de ataques de tubarão na Flórida, com nove, seguido por Duval, com cinco, e Brevard, com dois.

Os seguintes condados relataram uma mordida cada: Broward, Martin, Nassau, Palm Beach e St. John.

Com informações do Sun Sentinel.