Veja algumas dicas importantes de como se proteger

Por

Garantia de devolução - Como parte da proteção contra fraudes, o Airbnb anunciou o Guest Guarantee a partir de 15 de dezembro. "Se um hóspede entra em uma casa que não está de acordo com nossas exigências iremos recolocá-lo em outra propriedade da mesma qualidade - e se não pudermos fazer isso eles receberão 100% do seu dinheiro de volta", anunciou o Airbnb.

Leia os 'reviews' e regras - Ao alugar uma casa em sites como o Airbnb, o primeiro conselho tanto de pessoas que trabalham com isso como de usuários experientes é ler as regras e "reviews" do começo ao fim. Os reviews só podem ser feitos por pessoas que ficaram naquela casa especificamente, segundo o Airbnb.

Antônio disse que os reviews do último mês da casa que alugaram eram bons, mas os mais antigos reclamavam de problemas parecidos: abandono, sujeira, mau cheiro, falta de segurança, etc.

Apesar da leitura dos reviews ser a forma mais comum de proteção ela não é garantia. O Federal Trade Commission alerta que uma pessoa pode estar sendo paga para fazer uma boa avaliação.

Recuse negociar fora da plataforma - Em muitos casos o "proprietário" oferece negociar com o possível cliente fora da plataforma de aluguel. As próprias plataformas alertam para as pessoas não fazerem isso.

Desconfie da diferença de preço - Faça uma pesquisa mais detalhada de preços na área em que está alugando. Se for muito barato, desconfie.