Aprenda a se proteger de fraudes em plataformas de aluguéis de temporada

Na última semana, um grupo de brasileiros foi vítima de propaganda enganosa, trazendo à tona os perigos do mercado online de aluguéis

Por Marisa Arruda Barbosa

O mercado online de aluguéis é extremamente popular entre brasileiros.

Na última semana, um grupo de brasileiros teve uma desagradável surpresa ao chegar de férias em Hollywood. A casa que a família alugou para ficar de 23 de dezembro a 4 de janeiro em Hollywood, Flórida, estava totalmente fora dos padrões que eles já encontraram através da plataforma de aluguéis Airbnb no passado. Ou seja, as férias que eles planejaram por um ano para fugir do frio de Boston, em Massachusetts, foi por água abaixo.

Demorou uma semana para que eles conseguissem garantir a devolução do total de quase US$3.600 junto ao Airbnb.

Casos de fraudes são recorrentes no mercado online de aluguéis, de acordo com um relatório do Better Business Bureau (BBB) no começo de dezembro. Quase 43% dos consumidores já foram enganados de alguma forma dentro desse mercado.

Nancy Crawford, diretora de marketing e comunicações do Better Business Bureau do Centro-Sul, disse que a Internet abriu as comportas para os golpistas, por isso consumidores precisam ter cuidado. "Há tanta fraude no mundo de hoje. Cerca de 26 milhões de americanos são enganados por algum tipo de fraude todos os anos", disse Crawford.

O Scam Tracker do Better Business Bureau recebeu mais de 1.300 denúncias de fraude de aluguel de 2016 a 2019. O relatório observou que locações falsas aparecem em sites de aluguel de férias como Airbnb, VRBO e HomeAway.com, apesar dos esforços dessas empresas para eliminá-las.

Nos últimos meses o Airbnb prometeu verificar todas as suas 7 milhões de propriedades até o fim de 2020. Começando agora no mês de dezembro, a plataforma também prometeu a devolução do dinheiro imediatamente em casos de propaganda enganosa e fraudes.

Fraudes

Os esquemas se aproveitam do fato de a pessoa estar longe para muitas vezes colocar fotos falsas, ou passar a imagem de que a casa é muito melhor do que é na realidade.

Foi isso que aconteceu com Antônio Dias, Margarette Mattos e seu grupo de amigos. Enquanto as fotos da propriedade no Airbnb mostravam um "oásis" em Hollywood, quando chegaram ao local a casa não só estava extremamente suja, como também tinha fios soltos e portas quebradas.

Além dos problemas com a limpeza, o grupo acusa o anúncio de propaganda enganosa. "Na plataforma do Airbnb dizia que a casa incluía academia de graça e área para churrasco. Não encontramos nada disso no local. Além disso, o anúncio dizia que a casa ficava há 2 minutos do oceano, mas o trajeto até a praia é de 10 minutos de carro e mais de uma hora andando", disse Antônio.

Outra fraude comum, de acordo com o BBB, é quando fraudadores clonam uma foto e descrição de uma propriedade idônea e as republicam como sendo suas, com suas informações de contato. Depois disso, tentam obter um depósito da vítima. Por isso, proprietários são acoselhados a fazer uma marca d'água nas fotos que postarem anunciando suas casas.

"Estima-se que 43% dos compradores on-line encontraram uma listagem falsa e mais de 5 milhões de consumidores perderam dinheiro com esse tipo de fraude", disse Crawford.

Vítimas de um esquema fraudulento de aluguel de propriedade devem registrar imediatamente uma denúncia na polícia local e registrar uma denúncia ou denunciar uma fraude no Scam Tracker, do Better Business Bureau.

Uma oportunidade

de renda extra

Apesar das fraudes existirem, esse tipo de aluguel é extremamente popular entre brasileiros e representa uma chance de renda extra.

Rodrigo Rosa, há três anos comprou dois apartamentos de hotel em Hallandale Beach e os aluga no Airbnb. "Viajei pelo estado inteiro buscando o tipo de propriedade certa para investir e sei que mesmo que mudem as regras do bairro eu ficarei protegido por estar dentro do hotel", disse ele. "Isso representa 50% da minha renda hoje em dia".

Sara Demelo tem mais de 40 propriedades que gerencia há seis anos. Ela tem um site próprio onde anuncia as propriedades em Sunny Isles, Miami e Boca Raton, e coloca algumas delas no Airbnb e em outras plataformas. "Eu nunca tive problemas com clientes reclamando que as fotos não correspondiam à realidade. Se a pessoa faz algo assim, o Airbnb vem em cima porque isso é fraude. Tem que ser o mais coerente possível".