Flórida se destaca como o estado com mais cidades em crescimento populacional líquido, aponta estudo

Kissimmee, West Palm Beach, Boca Raton e Fort Lauderdale estão entre as sete principais cidades em crescimento

Por Arlaine Castro

A Flórida tem um ganho médio de 640 novos moradores por dia, segundo estimativa do US Census Bureau.

A Flórida foi o principal estado em crescimento populacional em 2019 com sete das 25 principais cidades que mais registraram aumento no país, de acordo com dados do U-Haul® que analisa as tendências de migração dentro dos Estados Unidos. Resultante desse aumento, a Flórida pode inclusive, obter maior financiamento federal e ter mais influência política nacional nos próximos anos.

Com um população estimada em 21,992,985 em 2019, e um crescimento de 640 pessoas por dia, segundo estimativa do US Census Bureau divulgada em janeiro deste ano, a Flórida ocupa o segundo lugar em adição de novos residentes a nível nacional - um aumento de quase 1,1% em relação ao ano anterior, segundo dados da população nacional e estadual do Census Bureau.

As cidades de Kissimmee, Ocala, West Palm Beach, Port Saint Lucie, Bradenton-Sarasota, Boca Raton e Fort Lauderdale completam as sete principais em crescimento no estado no ano de 2019. Atrás das cidades da Flórida, quatro do Texas e três da Califórnia são as que se destacam no ranking.

Entre 2020 e 2021, estima-se que a população cresça em 324.025 pessoas e 314.977 no ano seguinte. Já para o ano de 2022-2023, as estimativas são de 305.560; 294.727 para 2023-2024 e 284.673 para o ano seguinte, analisa o Demographic Estimating Conference.

O boom da região

central

De acordo com um estudo realizado pela Parceria Econômica de Orlando, a região central da Flórida, principalmente Orlando e seu entorno, deve adicionar mais de 1.500 pessoas semanalmente nos próximos 11 anos, atingindo uma população de 5,2 milhões.

Até 2030, a população do Condado de Osceola deve aumentar em mais de 50%, e o Condado de Orange será o próximo, com 30% a mais de população em comparação com o resto da região. No geral, os condados de Osceola, Orange, Seminole e até Brevard irão crescer significativamente, indicam os dados publicados pelo Click Orlando.

No ano passado, Orlando foi a quinta metrópole de crescimento mais rápido nos EUA, atrás de Dallas, Phoenix, Houston e Atlanta. The Villages, a comunidade de mais de 55 anos que abrange os condados de Lake, Marion e Sumter, foi reconhecida como uma das comunidades que mais cresce na América ao longo dos anos 2010. E, de acordo com um novo relatório da Orlando Economic Partnership, a região da Flórida Central, com sete condados, cresceu desde 1950 em mais de 1.000 pessoas por semana. Um estudo da Universidade da Flórida diz que o crescimento saltará para 1.500 por semana nos próximos 10 anos.

Mais assentos

no Congresso

O crescimento populacional da Flórida continua a caminho de conquistar novos assentos no Congresso nos próximos anos. Com o estado em segundo lugar na adição de novos residentes a nível nacional, os números mais recentes devem reforçar ainda mais a expansão de sua delegação na Câmara após o Censo de 2020.

A cada 10 anos, a distribuição de assentos no Congresso em todo o país é alterada com base nas mudanças populacionais, com alguns estados ganhando assentos, outros perdendo e muitos permanecendo os mesmos.

No ano passado, a Election Data Services, empresa de consultoria política com sede na Virgínia, projetou que a população crescente na Flórida levaria a delegação do estado na Câmara dos EUA de 27 para 29 cadeiras após o Censo de 2020, que será realizado nesta primavera.

Com as mais recentes estimativas anuais da população, a empresa, que analisa dados censitários e políticos, a Flórida está a 172.169 pessoas para obter um terceiro assento no Congresso. Apesar de parecer muito, eram mais de 300 mil há dois anos, aponta a EDS.

As novas cadeiras entrarão em vigor com o ciclo eleitoral de 2022, depois que a Flórida reafirmar seus distritos legislativos.

Comunidade

brasileira

O aumento de novos moradores na Flórida também é reflexo do fluxo de imigrantes que optam por morar no estado. Com um população estimada hoje em 370 mil brasileiros, segundo o Ministério das Relações Exteriores, a comunidade brasileira na Flórida vem aumentando a olhos vistos.

No período de 2005 a 2017, a Flórida foi o estado que mais registrou aumento considerável de brasileiros.

"Acho ótimo para a comunidade brasileira que se identifica não somente com o clima tão parecido com o nosso, como também com a comunidade hispânica residente aqui, pois graças às semelhanças com o nosso idioma, acaba sendo uma ponte de integração linguística que ajuda a muitos na difícil barreira de adaptação à cultura americana", destaca Vera Shafer, vice-presidente do Rotary Club of Boca Raton moradora da Flórida desde 1989.