Adesivos de funcionária do estado em bombas de gasolina causa controvérsia

Milhares de bombas de gasolina do estado têm o rosto da democrata.

Por

A agência de Fried inspeciona bombas contra clonagem de cartão.

Democratas e republicanos encontraram algo a mais para discutir em Tallahassee: dezenas de milhares de adesivos colados nas bombas de gasolina do estado.

Os adesivos mostram o rosto sorridente da comissária da Agricultura Nikki Fried, a autoridade eleita cujo escritório é encarregado de inspecionar as bombas de gasolina.

Fried, de 42 anos, é a única democrata a conquistar um cargo estadual na Flórida em 2018.

Fried disse que vê os adesivos como uma maneira de aumentar a conscientização sobre sua agência e seus esforços para proteger o público contra a clonagem de cartões de crédito. Os republicanos viram isso como um ato vergonhoso de autopromoção política. Nenhum dos antecessores de Fried colocou a cara nas bombas de gasolina do estado. Em vez disso, eles usaram o logotipo da agência.

Agora, a luta contra os adesivos se une ao aborto e à imigração entre as questões que dividem os legisladores da Flórida na sessão legislativa.

No ano passado, o Legislativo controlado pelos republicanos instruiu Fried a remover o rosto dos adesivos e o escritório de Fried começou a substituí-los, em uma mudança que entrou em vigor em 1º de julho.

Mas os adesivos não estão desaparecendo rápido o suficiente para alguns republicanos na câmara da Flórida. A última proposta de orçamento da Câmara reteria quase US$ 20 milhões de outros programas sob a supervisão de Fried, se ela não enviar um plano detalhado para remover todos os adesivos.

Fried disse que o orçamento de sua agência está sendo refém, colocando em risco o emprego de 284 funcionários em seu escritório e milhares de inspeções, reclamações de consumidores e inquéritos.

"Os republicanos tinham o poder quase completo por quase duas décadas. Agora, uma mulher democrata é eleita em todo o estado, e os eles não suportam isso".

Seu escritório gastou cerca de US$5 mil por 120 mil adesivos que incluíam a foto de Fried. Ela disse que ter que retirar todos os adesivos das bombas de gasolina ao mesmo tempo exigiria desviar o pessoal de outras inspeções.

O presidente da Câmara, José Oliva, disse que os adesivos são documentos do governo e não devem ser usados para fins políticos. Com informações do Sun Sentinel.