Biden amplia sua liderança sobre o senador Sanders na Flórida

Com 219 delegados em disputa, a Flórida é um dos maiores prêmios do concurso de nomeação democrata.

Por

As primárias democratas acontecem na Flórida no dia 17.

O ex-vice-presidente Joe Biden ampliou sua liderança sobre o senador Bernie Sanders (I-Vt.) na Flórida uma semana antes das primárias presidenciais democratas do estado, de acordo com uma pesquisa divulgada na terça-feira, 10.

A pesquisa BEPI da Florida Atlantic University, realizada nos dias seguintes após Biden alcançar uma série de vitórias primárias na Super Terça-feira, mostra o ex-vice-presidente com o apoio de 61% dos eleitores democratas da Flórida. Sanders segue com 25% de apoio.

A pesquisa é a mais recente a mostrar Biden com uma vantagem desproporcional no Sunshine State, que tem suas primárias em 17 de março. Com 219 delegados em disputa, a Flórida é um dos maiores prêmios do concurso de nomeação democrata e uma vitória por Biden seria um grande impulso para sua campanha.

Uma pesquisa da St. Pete Polls divulgada na semana passada mostrou Biden com uma vantagem ainda maior de 49 pontos sobre Sanders na Flórida.

A nova pesquisa mostra Biden ampliando sua liderança desde janeiro, quando uma pesquisa semelhante o encontrou com o apoio de 42% dos eleitores democratas da Flórida.

Atualmente, Sanders lidera Biden entre os jovens eleitores da Flórida, registrando 35% de apoio entre jovens de 18 a 29 anos, em comparação aos 15% de Biden. Mas o ex-vice-presidente lidera os eleitores em todas as outras faixas etárias - eleitores que tendem a ser números mais confiáveis do que seus pares mais jovens.

Sanders há muito argumenta que seu profundo apoio entre os jovens eleitores os levaria às urnas em números recordes e o levaria à vitória. Mas essa alta participação ainda não se concretizou nas primárias democratas. Na Super Terça-feira, por exemplo, nenhum estado viu um aumento na participação de jovens eleitores.

Independentemente de qual candidato vencer a indicação presidencial democrata, ambos provavelmente enfrentarão uma dura batalha na Flórida nas eleições gerais.

Em um confronto hipotético, Trump fica com 53% e Sanders com 47%. Biden fica com 49% e Trump com 51%, mostra a pesquisa da FAU BEPI. Com informações do The Hill.