Autoridades discutem destino de passageiros do navio Zaandam

O Zaandam saiu da Argentina no dia 7 de março e está com 190 passageiros infectados e quatro mortos pelo coronavírus

Por

O navio holandês Zaandam, acompanhado do Rotterdam, está à deriva e busca um local para atracar.

O governador Ron DeSantis disse na quarta-feira, 1°, que o estado está disposto a aceitar somente os cidadãos da Flórida que estão a bordo do navio de cruzeiro holandês Zaandam, da Holland America- que está à deriva há quase um mês com passageiros mortos e outros infectados com o coronavírus.

Mais de 190 convidados e tripulantes relataram sintomas de gripe, incluindo oito passageiros que deram positivo para o Covid-19. Mas DeSantis expressou preocupação em receber os outros passageiros, devido aos limitados leitos hospitalares do estado.

"Minha preocupação é que tenhamos trabalhado tanto para garantir um espaço hospitalar adequado no caso de um surto de Covid-19, que não queremos que essas camas valiosas sejam tomadas por causa do navio de cruzeiro", disse DeSantis.

O governador disse que há cerca de 30% de disponibilidade de leitos hospitalares na Flórida, onde dois hospitais de campo foram instalados nos condados de Miami-Dade e Broward.

"Não podemos nos dar ao luxo de ter pessoas que nem são da FL jogadas no sul do estado gastando esses recursos valiosos", disse DeSantis.

Na terça-feira, 31, o presidente Donald Trump disse que planejava discutir a situação com o DeSantis e adiantou que queria que o governador aceitasse os passageiros.

"As pessoas estão morrendo no navio, ou pelo menos muito doentes, mas estão morrendo no navio", disse Trump. "Então, eu vou fazer o que é certo."

O prefeito de Fort Lauderdale, Dean Trantalis, irá discutir uma possível solução com o CEO da Holland America. "Não somos contra os navios atracarem em nossa comunidade", disse Trantalis. "O problema é que ainda não foi estabelecido um protocolo para permitir que essas pessoas saiam do navio. Estamos no meio de uma crise humanitária aqui".

Quatro mortos

Quatro passageiros morreram desde que o navio partiu da capital da Argentina em 7 de março. Ele está previsto para chegar à costa da Flórida nesta quinta-feira, 2. Um outro navio, o Coral Princess, confirmou que está previsto para chegar no dia 4 de abril em Fort Lauderdale.

Outros navios de cruzeiro estão à deriva, enquanto os portos negam a entrada e os passageiros entram em pânico querendo voltar para casa. Leia a matéria completa no site gazetanews.com