Seguro-desemprego: Milhares fazem fila em postos de atendimento na FL

Postos foram criados após crash do website do governo por excesso de usuários. Mais de 520 mil já solicitaram o benefício desde 15 de março

Por

Em Hialeah, milhares fizeram fila sem respeitar regras de distanciamento do CDC.

O excesso de pedidos de seguro-desemprego causou um crash no website floridajobs.org e, apesar do investimento de quase U$ 25 milhões para tentar solucionar os problemas técnicos nas últimas duas semanas, a dificuldade em solicitar o benefício persiste. Os floridianos continuam relatando falhas no site e atendimento ao cliente inacessível por telefone.

Kitty Cox, de Jacksonville, disse em entrevista ao site news4jax.com que vem tentando a semana inteira solicitar seu seguro-desemprego online, sem sucesso. "Também fiz 76 telefonemas entre 7h30 e 8h45", relatou.

Website agilizado

O governador Ron DeSantis afirmou que a capacidade do sistema de computadores foi aumentada para lidar com 120.000 pedidos simultâneos, mas inúmeras pessoas continuam reclamando pelas redes sociais que ainda estão enfrentando problemas no website.

Mais de 520.000 floridianos solicitaram o benefício desde 15 de março, comparado a 326.000 em todo o ano passado.

Postos de

Atendimento

Para tentar aliviar o problema o governo autorizou a abertura, essa semana, de postos de atendimento onde a pessoa pode se cadastrar pessoalmente. Mas os primeiros dias foram tumultuados, causando preocupação ao expor milhares de pessoas ao risco de contaminação. Em Hialeah, centenas de pessoas - muitas usando máscaras, mas com pouca distância entre uma e outra, apesar das preocupações com o COVID-19 - fizeram fila na manhã de terça-feira, dia 7, do lado de fora da Biblioteca John F. Kennedy. A mesma situação se repetiu em dezenas de postos de atendimento por todo o estado.

Fedex pode enviar

gratuitamente

Para evitar essa situação o governador também autorizou mais de 100 lojas do FedEx a fornecer o formulário e enviar gratuitamente os pedidos de seguro-desemprego.

Formulário online

O formulário também pode ser baixado pelo site www.floridajobs.org. Basta buscar a página "Florida Reemployment Assistance Application" e fazer o download, oferecido em inglês, espanhol ou creole. Após preenchido, o pedido de seguro-desemprego deve ser enviado para o endereço: Florida Department of Economic Opportunity - P.O. Box 5350, Tallahassee, FL 32314-5350. O departamento de trabalho não especifica o tempo de processamento para o pedido em formulário.

Também a rede pública de Bibliotecas de Miami-Dade distribuirá os formulários em 26 endereços, em todo o condado, disponíveis a partir das 8am.

Leia matéria completa e acesse os links no site gazetanews.com.