Broward, Palm Beach e Miami-Dade ficarão fechados por mais tempo

Os condados do sul concentram o maior número de casos e de mortes pelo coronavírus - mais de 16.000 casos confirmados, segundo o governo

Por

Governador Ron DeSantis em coletiva sobre a pandemia.

Os condados de Broward, Palm Beach e Miami-Dade têm os mais altos números de casos e de mortes pelo coronavírus - mais de 16.000 dos 27.495 casos da Flórida, segundo o Departamento de Saúde. Por isso, voltar à normalidade pode levar mais tempo no sul da Flórida do que em outras partes do estado, disse o governador Ron DeSantis.

"O sul da Flórida teve um impacto mais forte do que o resto do estado em grande parte por causa das viagens", disse ele, lembrando que o aeroporto de Fort Lauderdale era o mais movimentado do estado para voos de Nova York, considerado um dos pontos quentes do vírus.

Mas a transmissão do coronavírus no estado tem sido desproporcional com algumas áreas mais atingidas do que outras - resultado da maior ou menor circulação de pessoas, é claro.

Em algumas áreas menos povoadas, a propagação da doença tem sido pequena. A oeste de Palm Beach, no Condado de Hendry, com sua população de pouco mais de 42.000 habitantes, houve apenas 44 casos até a terça-feira, 21. No Condado de Lake, norte e oeste de Orlando, foram notificados 213 casos (a população é de cerca de 367.000), até a data citada.

"Isso está afetando todo o estado", disse DeSantis. "Mas não é algo que esteja afetando todo o estado de maneira uniforme."

O governador não abordou a possível expansão de restrições em Orange County, com seus parques temáticos na área de Orlando atraindo turistas de todo o mundo, ou Hillsborough, que também abriga parques temáticos, um aeroporto internacional e um movimentado porto marítimo na área de Tampa.