Parto no carro, queda na piscina, pijama para escola - brasileiras na Flórida falam sobre a maternidade

Especial pelo Dia das Mães, brasileiras contam momentos marcantes que passaram com ou pelos filhos na FL

Por Arlaine Castro

Sandra Baptista e os 4 filhos: Rodrigo, Claudia, Gabriella e Rafael.

Parto no carro, queda na piscina, pijama ao invés do uniforme, bebê com sopro no coração. São vários os momentos em que a maternidade se mostra um momento único - de alegria, tristeza, preocupação, pavor ou até mesmo de risos.

Em matéria especial para o Dia das Mães, reunimos quatro brasileiras que moram na Flórida para contar momentos marcantes que passaram com ou pelos filhos e como isso as ajudou a entender melhor a maternidade.

Parto dentro do carro

A empresária Sandra Baptista, mãe de quatro filhos - Rodrigo, 28, Claudia, 23, Gabriella, 18, e Rafael, 13 anos-, conta como o nascimento do último filho foi surpreendente e se transformou em uma história de coragem e de vitória.

"Sempre tive partos normais, mas o do Rafael foi inusitado, algo que nunca imaginei passar. Minha bolsa estourou às 4h30 da manhã. Deixamos as duas meninas (com 10 e 4 anos na época) com os amigos e seguimos para o hospital. Moro no Metrowest e fica umas 8 milhas do Hospital Winnie Palmer, em Downtown Orlando. No meio do caminho as contrações aumentaram muito e o bebê começou a fazer pressão embaixo. Meu esposo, Paulo, dirigia o mais rápido possível. Eu reclinei o banco do lado carona e coloquei as pernas para cima (já estava na posição). Ele começou a ver a cabeça do Rafael querendo sair e tentou me tranquilizar", conta.

Os dois seguiam rápido para o hospital, mas para a surpresa dos pais, o bebê não esperou. "Meu esposo percebeu que não daria tempo. Ele parou o carro e me ajudou a fazer o parto ali mesmo", detalha.

Cortando o cordão

umbilical

"O bebê nasceu, meu esposo o colocou no meu peito e com uma mão segurou o cordão umbilical e com a outra foi dirigindo até chegar ao hospital. Assim que chegamos, o segurança chamou os médicos e enfermeiros pelo rádio e recebemos os primeiros socorros ainda dentro do carro. Já dentro do hospital, quando o pediatra ia cortar o cordão umbilical, meu esposo perguntou se não podia cortá-lo, já que ele já havia feito todo o trabalho. O médico permitiu. Tanto que na certidão de nascimento do Rafael o nome do pai aparece duas vezes: como pai e no lugar do médico que recebeu a criança", destaca.

Segundo a empresária, apesar do parto inusitado, mãe e filho não tiveram nenhum problema de saúde. "Foi uma grande benção que recebemos de Deus! E hoje, o Rafael adora contar sua história para professoras e amigos na escola", finaliza emocionada.

Fadiga maternal

Camila Mello mora com os dois filhos, Lucas, 14, Marina, 9, e o marido, em Deerfield Beach e por algumas vezes se deu conta de que o estresse maternal chega a ser engraçado.

"Um dia saímos para jantar com uns amigos e eu sempre com o bebê no colo. Quando chegamos na porta do restaurante, eu percebi que estava com um sapato de cada cor e pior, de alturas diferentes. Uma sapatilha e um de salto; ou seja, eu saí de casa manca com a criança pendurada no colo e só percebi quando estava na fila de espera da entrada do restaurante!"

Em outra situação, a "supermãe", como ela se descreve, conta que foi pegar a filha na escola em um dia em que a garota não tinha ido. "Ela estava em casa com o pai". Ainda sobre filhos e escola, "já levei a garota de pijama para a aula porque ela não queria colocar o uniforme. E também já a levei várias vezes sem sapato só percebendo na porta da escola", relata.

Leia os relatos completos no gazetanews.com.