?Focus on Brazil? trouxe Governador Jeb Bush à Flórida

Por Gazeta Admininstrator

Poucos foram os órgãos de imprensa que conseguiram acompanhar a incrível maratona que foi a passagem do Go-vernador da Flórida, Jeb Bush (irmão do presidente George W. Bush) pelo evento “State to State-Focus on Brazil”, promovido pelo Broward Center e Nova Southeastern University, a semana passada.

O ponto alto do fórum que reuniu expressivas autoridades econômicas e culturais do Brasil e da Flórida, foi o encontro mantido, a portas fechadas, pelos governadores Geraldo Alckmin (São Paulo) e Jeb Bush (Flórida).

Participaram do encontro, realizado no Hilton Hotel em Deerfield Beach, o Embaixador do Brasil em Washington, Roberto Abdenur e o Cônsul-Geral do Brasil em Miami, João Almino.
Ao contrário do que estava previsto, o governador Bush não fez o encerramento oficial do “State to State”, modificando na última hora a sua agenda e optando pelo encontro privado com o governador Alckmin.
A imprensa, especialmente aqueles que conseguiram “descobrir” o local do encontro, pode registrar apenas algumas fotos.
Especulava-se que a mudança de local e de agenda teria sido determinada pela segurança pessoal do governador e que esse tipo de estratégia vem sendo repetida em outros eventos.

À saída da conferência, os quatro participantes demonstravam bom humor e descontração. Por alguns minutos os governadores aceitaram posar para os fotógrafos.

A repórter Silvana Santos, do Gazeta Brazilian News testemunhou que “apesar da grande correria e do clima quase que secreto do encontro, todos os jornalistas foram tratados com respeito e cortesia, apesar de não poderem entrevistar os governadores”.
Ambas as assessorias de Alckmin e Bush prometeram um resumo oficial do encontro para os próximos dias.

A importância das relações econômicas entre Brasil e Flórida é enorme. O Brasil é o maior parceiro comercial da Flórida. cerca de 25% de todo o comércio do Brasil com os Estados Unidos é com a Flórida, e 30% de nossas exportações aos EUA chegam através dos portos floridianos. 25% de tudo o que o Estado de São Paulo exporta, se destina à Flórida.