Força de trabalho da Flórida está cada vez mais grisalha

Por Gazeta News

manchete 3 - foto US Census

Mulheres de Broward quase duplicaram a taxa das que trabalham depois dos 65 anos, uma vez a idade tradicional de aposentadoria nos Estados Unidos, de acordo com os U.S. Census Bureau. Mulheres de Palm Beach mais do que duplicaram no número das que trabalham dessa idade, disse o Census, enquanto a taxa de homens em ambos os condados também aumentou. Agora, quase um quarto dos homens do sul da Flórida com mais de 65 anos estão trabalhando ou procurando trabalho. As informações são do “Sun Sentinel”.

O motivo: poupanças pequenas, baixas no mercado das bolsas, zero de juros em contas bancárias e cheques do Social Security que não cobrem todas as contas. A média de um cheque mensal do Social Security é um pouco maior que $1,2 mil dólares e não são suficientes para pagar as contas dos aposentados.

“As pessoas que se aposentaram voltam para o trabalho, porque precisam do dinheiro extra”, disse ao “Sun Sentinel”, Edith S. Lederberg, diretora executiva do Aging and Disability Resource Center do Condado de Broward.  “Eu acho que é uma tendência crescente porque as pessoas estão vivendo mais tempo”.

Lederberg acabou de completar 83 anos no mês passado e ainda está trabalhando em tempo integral - apesar de uma internação hospitalar recente. Como muitas outras mulheres de sua geração, ela disse que ficou em casa para criar uma família e agora desfruta de trabalho.

“Eu não pretendo sair enquanto eu sou uma força positiva na agência”, declarou Ledenberg.

Em todo o país, mais idosos estão mantendo postos de trabalho, enquanto há uma década teriam ficado em casa ou viajando. Eles vão desde médicos a recepcionistas do Wal-Mart.

O número de americanos acima de 65 anos ainda empregados saltou 69% em apenas uma década, de acordo com dados de outubro do Bureau of Labor Statistics (BLS). Em apenas um ano, 8% a mais dos americanos com 65 anos ou mais estavam trabalhando em outubro – o maior salto percentual em pelo menos uma década, disse o BLS.

Uma força de trabalho mais velha tornou-se a assinatura de algumas empresas. O Publix, por exemplo, tem mais de dois mil trabalhadores com mais de 65 anos em Broward, Palm Beach e Miami-Dade, disse a porta-voz Kimberly Reynolds. Isso é quase mais do que um quarto dos sete mil funcionários do Publix na Flórida, que têm 65 anos ou mais, disse Reynolds.