Força-tarefa vai investigar falsos documentos de imigração.

Por Gazeta Admininstrator

Oficiais dos Departamentos de Estado, Segurança Interna, Justiça e Trabalho, além de outras agências federais vão criar uma força-tarefa nas 10 maiores cidades dos EUA para combater os crescentes problemas com fraudes de documentos e de benefícios de imigração.

As “Forças-Tarefa de Documentos e Fraudes de Benefícios” terão base em Atlanta, GA, Boston, MA, Dallas, TX, Denver, CO, Detroit, MI, Los Angeles, CA, New York, NY, Newark, NJ, Philadelphia, PA e St. Paul, MN. As dez novas força-tarefas foram organizadas após o sucesso de trabalho semelhante em Washington, D.C/ Virginia.

Serão estabelecidas parcerias que permitirão o trabalho unificado das diversas agências especializadas em diferentes aspectos das fraudes de documentos e benefícios. Os agentes contarão com a colaboração de advogados para formular uma ampla abordagem que permita localizar as organizações criminosas responsáveis por tais fraudes, assim como seus bene-ficiários. Qualquer caso no qual haja relação com terrorismo será encaminhado para as Forças-Tarefa anti-terrorismo.

Fazem parte das forças-tarefa o Departamento de Justiça, Serviço de Imigração e Cidadania dos EUA, Departamentos de Trabalho, Administração de Seguro Social, de Estado, Departamento de Segurança Diplomática, Serviço de Inspeção dos Correios, Serviço Secreto dos EUA e diversas agências estaduais e locais.

Fraude de Documentos
Esse crime é qualificado pela confecção, venda ou uso de documentos de identidade falsos, tais como carteiras de motorista, certidões de nascimento, cartões de seguro social ou passaportes, com fins de fraude de imigração ou qualquer outra atividade criminosa. A fraude de documentos também envolve esforços para obter documentos genuínos de identidade através de meios fraudulentos. Tais atividades, alertam as autoridades, têm auxiliado imigrantes ilegais, criminosos e até mesmo terroristas a infiltrarem-se irregularmente na sociedade norte-americana.

Os organizadores da força-tarefa lembram que pelo menos sete dos terroristas que participaram dos ataques de 11 de setembro conseguiram genuínos documentos de identidade do estado de Virgínia, através de certificados falsos de residência.

Fraude de Benefícios
Este crime configura-se pela interpretação mentirosa ou omissão de informação com o objetivo de obter um benefício de imigração, tal como cidadania, asilo político, ou visto válido. “Uma das lições que aprendemos com o 11 de setembro foi que falsas identidades e apresentação de documentos fraudulentos são um sério risco à segurança nacional. Nós precisamos negar aos criminosos as ferramentas de identificação que eles necessitam para colocar em risco o nosso país, cruzar ilegalmente as nossas fronteiras e violar as nossas leis de imigração”, disse o secretário de Segurança Interna, Michael Chertoff.

Durante os últimos dois anos, o número de investigações de fraudes em documentos e benefícios conduzidas pelo ICE aumentou de 2.344 no ano fiscal de 2004 para 3.591 no ano fiscal de 2005. O número de indiciamentos criminais aumentou de 767 para 875 no mesmo período, enquanto as prisões aumentaram de 1.300 para 1.391, e as condenações de 559 para 992.