Ford reduzirá produção em 21% .

Por Gazeta Admininstrator

A fabricante norte-americana de automóveis Ford Motor divulgo nota nessa sexta-feira(18) onde relata uma redução de 21% (cerca de 168 mil unidades) de sua produção na América do Norte, como parte de seu plano de reestruturação.

De acordo com a empresa, a produção para o terceiro trimestre também diminuirá em 20 mil unidades. Os cortes estão ocorrendo devido à decisão de fechar, para o restante do ano, 10 fábricas na América do Norte.

O presidente e executivo-chefe da Ford, Bill Ford Jr., divulgou as novas medidas em um comunicado e informou que os detalhes serão definidos no próximo mês setembro. "Sabemos que essa decisão terá um impacto dramático sobre nossos funcionários, bem como sobre nossos fornecedores (...) Esse é, no entanto, o passo correto para nossos clientes, revendedores e nosso futuro."

Para o ano de 2006, a Ford pretende produzir 3,048 milhões de veículos na América do Norte (1,134 milhão de carros e 1,914 milhão de caminhões), uma queda de 9% na comparação com 2005.

As revisões no plano de reestruturação da empresa são reflexo das expectativas de menores vendas de caminhões leves e SUVs (veículos esportivo-utilitários, na sigla em inglês), afetadas pelos altos preços da gasolina. A empresa pretende ainda incentivar a compra de veículos de menor consumo de combustível.

As fábricas a serem fechadas são as de Kansas City (Missouri), Norfolk (Virgínia), Dearborn (Michigan) e Louisville (Kentucky), que produzem os veículos da série F. As outras seis a serem fechadas temporariamente ficam em Chicago (Illinois), St. Paul (Minnessota), Wayne e Wixom (Michigan), St. Thomas (Ontário, no Canadá), e outra em Louisville, que produz os modelos Ford Explorer e o Mountaineer, da Mercury (uma das marcas do grupo Ford).

Reestruturação

A empresa divulgou no começo do ano um plano de reestruturação que envolve o corte de 25 mil a 30 mil funcionários em sua força de trabalho e a desativação de 14 fábricas até 2012.

A empresa registrou um prejuízo de US$ 254 milhões no segundo trimestre deste ano e vendas abaixo do esperado em julho.

Fontes ouvidas pelo diário americano "The Wall Street Journal" disseram que a Ford pretende fechar ainda mais fábricas. De acordo com fontes da Ford ouvidas pelo diário, há planos de acelerar o processo de fechamento das fábricas em Wixom e em Windsor (em Ontário).

No dia 14 de setembro, a diretoria da Ford deve se reunir para revisar os planos, e as decisões finais sobre a reestruturação devem ser anunciadas uma semana depois desse encontro, segundo o "WSJ". A empresa deve também apresentar detalhes de novos produtos.