Fórmula 1: Indiana pode ser primeira chefe de equipe da história

Por Gazeta News

A indiana Monisha Kaltenborn, 40, está destinada a ser a primeira chefe de equipe da história da Fórmula 1. Peter Sauber, 68 anos, deu “certeza” de que Kaltenborn será sua sucessora em sua equipe, segundo reportagem do “Terra”. Sauber, que fundou a equipe que leva seu sobrenome na década de 1970 e compete na Fórmula 1 desde 1993, projetou o futuro, em entrevista publicada pelo jornal suíço Der Sonntag. Ele ainda indicou uma data para Kaltenborn assumir o cargo, dizendo que não estará “sentado no muro do pit com 70 anos” - completa essa idade em 13 de outubro.

Elogiando a sucessora, o dirigente lembrou que ela já trabalha no time “há 13 anos” e previu que, como chefe, “fará o trabalho muito bem”. Sauber, na verdade, já deixou a função em 2005, quando a maior parte das ações de sua escuderia foi vendida à BMW. Liderado por Mario Theissen, o time batizado de BMW Sauber competiu até 2009, e, no ano seguinte, Peter retomou o comando a partir da saída da montadora alemã da F1, em meio à crise econômica internacional.

Segundo o site oficial da categoria, Kaltenborn já é a primeira mulher a ser chefe-executiva de uma equipe. Nascida em Dehradun, na Índia, ela emigrou, ainda criança ,com a família para Viena e, por isso, tem também a cidadania austríaca. Formada em Direito, Monisha trabalhou para a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e para o grupo Fritz Kaiser, no fim da década de 1990, quando o investidor de Liechtenstein era co-proprietário da Sauber.