Forte nevasca faz 11 estados declararem estado de emergência

Por Gazeta News

Snow_on_cars_in_Chicago_in_February_2015

Ao menos 11 estados declararam estado de emergência devido à tempestade de neve que afeta principalmente a costa leste dos Estados Unidos, segundo a agência Reuters. A nevasca chegou primeiro à região de Washington D.C. neste sábado, dia 22, atingindo depois a Filadélfiae Nova York. A tempestade, que deve durar cerca de 36 horas, deve afetar a vida de quase 85 milhões de americanos, 25% da população do país, e pode provocar prejuízos de mais de um bilhão de dólares, segundo o Serviço de Meteorologia Nacional (NWS, na sigla em inglês). A nevasca levou à paralisação de estradas, trilhos de trem e o cancelamento de milhares de voos e pode deixar um acúmulo de 30 a 71 cm de neve, com ventos de até 96 km/h. A nevasca também afetou vários estados do sul do país como Arkansas, Tennessee, Kentucky, Carolina do Norte, Virginia Ocidental e Virginia. Essas regiões também foram atingidas por chuvas de granizo, incomuns na área, situação que deixou as residências de pelo menos 133 mil pessoas sem energia elétrica.

Milhares de voos para esses regiões foram cancelados. Antes mesmo da situação se agravar, na tarde de sexta-feira, 21, o Fort Lauderdale-Hollywood International Airport, Palm Beach International Airport, e Miami International Airport, já contavam com cancelamentos e atrasos.

Se as previsões se confirmarem, a nevasca, chamada de Jonas, pode ser a segunda maior registrada em Washington desde 1922.

Flórida

A Flórida terá um fim de semana frio, de acordo com o National Weather Service. Depois de uma sexta-feira chuvosa, sábado e domingo terão menos chances de chuva, mas a máxima será por volta de 60º F.

Fontes: Reuters, Associated Press e Sun Sentinel.