Fotógrafa brasileira expõe no Scope Miami Beach

Por Gazeta News

Picina vazia _ Mundo Novo _ Maritza Caneca

Imagens de piscinas olímpicas, públicas, abandonadas e vazias serão apresentadas pela fotógrafa carioca Maritza Caneca, de 1º a 6 de dezembro, na feira Scope Miami Beach 2015, mostra paralela à Art Basel Miami. A artista, que terá suas obras reunidas no estande da Galeria C-ARTE, mostrará o resultado de dois anos de pesquisa em diferentes piscinas ao redor do mundo.

Com a lente apontada para todos os ângulos que constroem sua narrativa, Maritza percorre o mundo fotografando piscinas em lugares como Jerusalém, Suíça, Estados Unidos, Cuba e Itália. O resultado são imagens belíssimas, ampliadas em papel algodão em grandes e médias dimensões.

 “Piscinas me interessam profundamente, pois oferecem a linha reta e a simetria que busco no meu trabalho. Fotografar para mim é como fazer um filme, é como construir uma história aberta a interpretações”, comenta a artista, sempre com o clique certeiro no momento decisivo.

Presente em importantes coleções particulares, as fotografias de Maritza já são conhecidas no circuito da arte internacional, em exposições coletivas na Art Cartagena, Art  Copenhagen 2015, Scope Miami Beach 2014 e Scope Basel Suiça 2015. Em julho de 2016, a artista inaugura no Brasil sua primeira individual, no Paço Imperial, com curadoria da historiadora Vanda Klabin.

Mais sobre a artista

O percurso artístico de Maritza Caneca se iniciou nos anos 80 como fotógrafa de Still em filmagens cinematográficas. Desde então, assinou importantes projetos no cinema e na TV, entre eles "Chico Buarque: Artista Brasileiro" (2015), de Miguel Faria; “A luz do Tom” (2013), de Nelson Pereira dos Santos; “Carlos Burle Gigantes por Natureza” (2012), de Felipe Jofily; e “Viver com Fé, em Jerusalem”, com Cissa Guimarães, para o GNT. Suas fotos podem ser vistas no Rio de Janeiro, São Paulo, Los Angeles, Barcelona, Genebra e Londres.