Fotógrafa brasileira revela seu próprio "olhar" em mostra sobre Cariri e Cuba

Por Gazeta News

0084

A fotógrafa Ivonete Leite teve sua primeira mostra individual Enduring Beauty na Duo Art Gallery em agosto.  A exposição apresentou duas séries do mais recente projeto: Cariri e Cuba e marcou  um momento importante da carreira com o lançamento da logomarca da artista e o website oficial.

A mineira Ivonete, de Juiz de Fora, se formou advogada pela Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro e linguas na New York University. Começou a trabalhar em multinacionais muito jovem e logo conquistou posições de destaque no mercado financeiro. Foram anos dedicando tempo e atenção no mundo corporativo e colecionando conquistas profissionais. Mas foi como executiva do Citibank que Ivonete acabou sendo transferida para os Estados Unidos e através das viagens e seus registros fotográficos, nasceu a paixão transição de Ivonete, trocando o universo corporativo financeiro pela arte de fotografar.

Sobre a série Cariri,  Ivonete fala “fiquei cativada pela natureza mágica do Lajedo e a terra inóspita e árida mas onde as pessoas sobrevivem com orgulho em pequenas populações,  vivendo porém sem ser miseráveis abaixo da linha de pobreza, num ambiente árduo e com pouca esperança de mudança".

A experiência de fotografar Cuba foi uma viagem ha muito tempo imaginada por Ivonete, por conta da convivência com os cubanos que conhece desde que chegou em Miami em 1993. Durante as andanças de 7 dias, mesmo deparando com as dificuldades da ilha, a fotógrafa registrou o magnetismo de Cuba, não nos pontos turísticos, mas na força do povo cubano, sua capacidade de prevalecer, enfrentando todos os desafios,  criando e se reinventando.  “Eu já admirava a capacidade e a vontade das pessoas de seguir em frente, na esperança de dias melhores. Essa viagem reforçou minha admiração pela perseverança do povo cubano que faz com que a beleza da sua pátria perdure apesar dos contratempos”.