Fotógrafo revela o drama de jovens presos no país

Por Gazeta News

livro juvenille in justice

O fotógrafo Richard Ross vem fotografando jovens em instituições de detenção há seis anos. Ele já registrou a rotina de mais de mil jovens menores de idade em mais de 200 instituições de detenção em 31 estados americanos.

Grande parte dessas instituições permitiram que o fotógrafo invadisse a intimidade dos jovens nas celas, a rotina nas salas de aula e os momentos de refeição, além de também poder entrevistar os internos. Os rostos dos adolescentes nunca são mostrados.

“Ao invés das críticas que os administradores sabiam que viriam em seguida, eles confiaram no potencial do projeto de levar mudanças para aqueles jovens. Por outro lado, uma significante parte está mais preocupada com a proteção da instituição do que das crianças”, disse Ross em entrevista à “BBC Brasil”, publicada pelo “Terra”.

O projeto “Juvenile In Justice” foi transformado em um livro, que é vendido no site do fotógrafo (www.juvenile-in-justice.com). Seu objetivo era chamar a atenção para as vidas que levam estes jovens por trás das grades, muitos deles com sentenças pequenas e prestes a voltarem à sociedade.

De acordo com uma entidade americana de centros de detenção, o custo de se manter um jovem preso por nove a 12 meses pode chegar a $88 mil dólares. Na Califórnia, esse valor pode atingir $225 mil dólares.