França anuncia fim de estado de emergência

Por Gazeta Admininstrator

Milhares de carros foram queimados durante protestos
O governo francês decidiu nesta terça-feira suspender o estado de emergência imposto durante as três semanas de violência urbana no final do ano passado.
As medidas – que incluíam poderes para estabelecer toques de recolher e permitir à polícia promover buscas sem mandados – perderão validade formalmente na quarta-feira, seis semanas antes do planejado.

O estado de emergência foi introduzido com base em uma lei pouco usada adotada em 1955, durante a longa e mal sucedida guerra contra os combatentes pela independência da Argélia.

O presidente Jacques Chirac – que chefiou a reunião de gabinete que tomou a decisão – disse que as medidas de emergência haviam sido estritamente temporárias e que ele havia decidido suspendê-las porque a situação permite.

Subúrbios

Os tumultos – os piores na França em quatro décadas – começaram nos subúrbios empobrecidos fora de Paris em outubro e se espalharam para dezenas de outras cidades.

Cerca de 9 mil carros foram queimados e mais de 3 mil pessoas foram presas em três semanas de violência.

Os tumultos começaram depois que dois jovens de origem africana froam eletrocutados em um subúrbio de Paris quando fugiam da polícia.

Moradores dos subúrbios pobres do país, majoritariamente imigrantes, reclamaram de racismo e de abuso por parte da polícia.