A França manteve o título de principal destino turístico do mundo em 2013, atraindo cerca de 85 milhões de visitantes, uma alta de 2% nos visitantes frente a 2012. O país manteve sua posição no ranking à frente dos Estados Unidos, que atraíram 69,8 milhões de visitantes, e da Espanha, com 60,7 milhões.
Dados mostram que o número de chineses visitando a França disparou 23,4% e o de turistas da Índia, 15,7%, totalizando 4,5 milhões de visitantes da Ásia.
Os turistas, em geral, escolheram passar um total de quase 600 milhões de noites na França no ano passado, um aumento de 4,6% ante 2012. A duração média de suas estadias - de cerca de 7 dias - foi 2,5% maior do que no ano anterior. Estimativas do governo apontam que a contribuição do turismo representa 6,5% do PIB nacional, num país onde a taxa de desemprego está em patamares recordes acima de 10%, e os dados de crescimento econômico para o segundo trimestre, devem mostrar, segundo expectativas, uma fraca expansão de 0,1%.
Mesmo assim, os visitantes da América do Norte - cujo número caiu dramaticamente durante a crise financeira global - continuaram a voltar, mostrando um aumento de 5,8% ano a ano, para 4,2 milhões de visitantes.
As informações são da “Reuters”.