Frango assado com curcumã - Culinária

Por Gazeta News

Curcumã

Curcumã é uma raiz forte, de cor amarelo brilhante, que em minha terra natal (Vitória da Conquista) é conhecida por açafrão da terra; dela se produz um pó que é muito utilizado na culinária, principalmente nos pratos do nordeste do brasileiro. É também antibiótico natural, antioxidante e excelente digestivo. Nesta receita, ele cria uma aparência colorida e sabor sútil ao prato.

Sugestão

Você pode substituir a carne de frango por peru.

Dica

O curcumã também é chamado de açafrão da Índia ou gengibre dourado. Também é conhecido como Turmeric.

Ingredientes: 4 a 6 porções

1 cebola média, cortada em pedaços 8 a 10 dentes de alho 1 ½ colher (sopa) de curcumã ½ colher (sopa) de gengibre fresco, picado 1 colher (chá) de cominho 2 pimentas dedo-de-moça picadas (opcional) ¼ de xícara de suco de limão ¼ de xícara de óleo (usei canola) Sal e pimenta preta moída 2 kg de pedaços de frango (coxa, sobrecoxa e peito com osso e pele) 4 folhas de louro 2 limões, cortado ao meio

Modo de Preparo:

1- Coloque no proces- sador ou liquidificador a cebola, o alho, o curcumã, o gengibre, o cominho, as pimentas e o limão. Processe ou bata ligando e desligando o aparelho, até os ingredientes ficarem bem picados. Acrescente o óleo até formar uma pasta.

2- Transfira para uma panela pequena e leve ao fogo médio, mexendo frequentemente por 5 minutos ou até a pasta começar a grudar no fundo da panela e ficar levemente corada. Retire do fogo, deixe esfriar completamente. Depois tempere a gosto com sal e pimenta.

3- Em uma vasilha de vidro ou cerâmica, coloque os pedaços de frango e esfregue a pasta por toda a carne; disponha por cima as folhas de louro. Cubra com filme plástico e leva à geladeira por 4 horas ou de um dia para o outro.

4- Preaqueça o forno a 375°F (190°C). Forre uma assadeira média com papel alumínio e unte levemente com óleo. Retire o frango da geladeira e distribua na assadeira com a pele voltada para cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos.

5- Remova a assadeira do forno e cuidadosamente descarte o papel. Distribua os pedaços do limão; volte com a assadeira ao forno e deixe o frango assar por mais 30 minutos ou até que esteja bem dourado. Transfira para uma travessa e sirva acompanhado de arroz ou puré de batata.